Quem foi que fundou a primeira Igreja evangélica no mundo?

Perguntado por: asales5 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 12 votos

Martinho Lutero

Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha.

Em sequência (1817) foi criada a União Prussiana das igrejas reformadas e luteranas, unindo-as com o nome “Igreja Cristã Evangélica”. Todas as comunidades de fé que eram agregadas a essas igrejas, passaram a ser designadas como “evangélicas”.

As primeiras igrejas foram as anglicanas e luteranas, mas não viram para evangelizar, vieram para garantir que os ingleses, alemães e americanos tivessem direito ao culto, um espaço reservado para sua prática religiosa.

A religião cristã, formada pela filosofia cristã, constituída por ensinamentos (amor, compaixão, fraternidade...) provenientes das ideias de Jesus Cristo, fundador e considerado o maior apóstolo do cristianismo, surgiu e ficou conhecida no mundo antigo (Antiguidade).

Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha.

Segundo o novo texto, a Igreja Católica deve ser considerada a única a possuir "todos os elementos da Igreja instituída por Jesus".

Aparecem na sequência a Igreja Universal do Reino de Deus, a Congregação Cristã no Brasil, a Igreja do Evangelho Quadrangular, Deus é Amor, a Adventista, a Presbiteriana, a Internacional da Graça de Deus e a Mundial do Poder de Deus.

Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará. Porém, ambos não sabiam onde ficava.

Nesta obra, o especialista em patrística Bryan Litfin apresenta os 10 pais da igreja, entre eles Agostinho, Inácio, Orígenes, Perpétua e Tertuliano.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas.

Muitas denominações brasileiras acrescentaram aos seus nomes a expressão “evangélica” e o termo “crente”, que já havia ganho forma pejorativa, foi paulatinamente substituído por “evangélico/a” para designar os fiéis e as igrejas não-católicas e não-ortodoxas.

São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa.

A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Com origem no século XVI, em 1535, a Igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu (PE), é considerada a mais antiga existente no Brasil.

O argumento inicial e mais importante apresentado desde cedo na história da Igreja, foi o de que Cristo deu a Pedro, presumivelmente o primeiro bispo de Roma, uma posição de primazia entre os apóstolos em função da suposta designação de Pedro como a rocha sobre qual edificaria a Sua igreja (Mt 16:18 ).

O livro dos Atos dos Apóstolos, as cartas de Paulo e os demais textos do Novo Testamento são fontes que ajudam a compreender como se organizava a Igreja nascente.

Esses lugares de encontro são também denominados igrejas, mas com referência aos lugares físicos, que variam em dimensão, importância, funções e benefícios.

  • Igreja.
  • Igreja Católica.
  • Igreja Militante.
  • Igreja Padecente.
  • Igreja Triunfante.