Quem herdou o trono de Saul na Bíblia?

Perguntado por: lvargas4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Muitos começam bem e terminam mal, mas o importante é como terminamos. Mefibosete era filho de Jônatas, que era filho do rei Saul. Ele era herdeiro do trono. Quando Saul morresse, Jônatas assumiria o trono e, quando Jônatas morresse, Mefibosete seria o seu sucessor.

Isbosete foi o filho caçula do rei Saul. A história de Isbosete ficou conhecida na Bíblia principalmente pelo fato de ele ter sido declarado rei das tribos de Israel depois de Saul; com exceção da tribo de Judá que já naquele tempo reconhecia a liderança de Davi.

Olhando a Biblia encontramos como esposas do rei Saul, Rei de Israel entre os anos de 1046 a.C.-1006 a.C. (42 anos) Ainoã; Gilgal .

Saul mais uma vez desobedeceu uma ordem direta de Deus, poupando o rei de Amaleque, animais e tudo mais que era bom. Saul pôs tudo a perder com mais esse ato de desobediência. Deus rejeitou a Saul como rei. Depois disso, Samuel ungiu Davi como rei.

Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

E Abner morreu por ter derramado o sangue de Asael, irmão de Joabe.

Salomão

Depois da morte de Davi, seu filho Salomão subiu ao trono, com apenas 20 anos de idade, ungido rei pelo sumo-sacerdote. Apesar de sua juventude, era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino.

Abner foi um israelita, filho de Ner, que serviu como chefe do exército de Saul. Abner pode ter sido primo ou tio de Saul, e tinha muita influência entre os hebreus, tanto que fez de Isbosete, filho de Saul, rei sobre Israel após a morte de Saul.

Antes do reino de Israel ser dividido, passaram três reis pelo trono de Israel, sendo eles: Saul: governou durante 40 anos por volta do período de 1050-1010 a.C. Davi: governou durante 40 anos por volta do período de 1010-970 a.C. Salomão: governou durante 40 anos por volta do período de 970-930 a.C.

Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos. 5. Em Hebrom reinou sete anos e seis meses sobre Judá, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.

Ela acompanhou Davi ao seu exílio na Filístia, foi capturada por incursores amalequitas em Ziclague, e foi resgatada ilesa. Mais tarde, em Hébron, ela se tornou mãe do primogênito de Davi, Amnom.

Kayla é filha do israelita Banaá (Marcos Breda) com uma filisteia. No entanto, as diferenças religiosas impediram os dois de ficarem juntos. A vilã, então, foi criada pela família materna e teve de presenciar a morte da progenitora ainda na infância.

Existem muitas controvérsias em torno de quem realmente foi a Ainoã, o que podemos constatar com certeza é que a esposa de Saul foi mãe de Jônatas, melhor amigo de Davi. Quanto à segunda personagem foi a mãe de Amnon e Tamar, ambos filhos do rei Davi.

Em termos simples, Saul não tinha autorização divina para oferecer sacrifícios a Deus. Mas, ansioso para buscar a ajuda de Deus antes de entrar no campo de batalha, ele se precipitou e ofereceu um sacrifício sem autorização. Esse grave erro de presunção foi o começo do fim para o primeiro rei de Israel.

Mais uma vez, houve guerra entre os filisteus e Israel. Quando Davi e seus soldados estavam no meio de uma batalha, Davi perdeu as forças e ficou exausto. Isbibenobe era descendente de gigantes, e a ponta de sua lança de bronze pesava cerca de 3,5 quilos. Ele estava armado com uma espada nova e jurou que ia matar Davi.

Consta que Saul passou a invejar Davi, planejando matá-lo. Por duas vezes, o Senhor permitiu a Davi chegar perto de Saul dando a chance de fazer justiça e matá-lo, mas Davi preferiu não o fazer.

Saul começou seu reinado escutando que Deus era com ele, mas terminou escutando que Deus o tinha rejeitado (1 Samuel 10:7; 15:26). O homem que tinha se mostrado tão humilde ao ponto de se achar indigno do trono, agora havia até construído um monumento em sua própria honra (1 Samuel 15:12).

David foi sucedido pelo seu filho Salomão (cerca de 965 a 930 AC), que fortaleceu o reino.

A morte de Abner
A vida de Abner chegou ao fim quando Joabe, o comandante das tropas de Davi, o matou de forma traiçoeira. Isso aconteceu quando Joabe voltou de uma incursão. Ele ficou sabendo que Abner tinha sido bem recebido por Davi em Hebrom, e tentou fazer com que Davi desconfiasse de suas verdadeiras intenções.

50A sua esposa chamava-se Ainoã e era filha de Aimaás. O nome do comandante do exército de Saul era Abner, filho de Ner, tio de Saul. 51Quis, pai de Saul e Ner, pai de Abner, eram filhos de Abiel.…

Após matar Asael (Tiago Marques), o comandante foi esfaqueado por Joabe (Mario Bregieira) e não resistiu. O assassinato cometido por um dos seus Valentes enfureceu Davi (Cirillo Luna) assim que o rei soube da notícia.