Quem inventou o casamento na Igreja?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Da forma como a gente conhece hoje, o casamento teve sua origem na Roma Antiga. Na época, surgiram as primeiras cerimônias religiosas com a presença formal... de uma noiva. Uma cerimônia de casamento naquela época trazia elementos similares aos que a gente encontra num casamento hoje em dia.

O Casamento Foi Ordenado por Deus
Adão e Eva foram casados por Deus antes que houvesse morte no mundo. Eles tinham um casamento eterno e ensinaram essa lei a seus filhos e aos filhos dos seus filhos.

A entidade do casamento é tão antiga que já acontecia entre os sumérios, dita como a civilização mais antiga do mundo (localizada na mesopotâmia).

(Formar sua própria família e tornar-se independente dos pais.) Diga-lhes que o Pai Celestial selou Adão e Eva por meio de um casamento eterno, instituindo assim o casamento na Terra.

10 – Marcos 10:6-9. Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.

Do ponto de vista jurídico, ambos estão errados. O casamento não está vinculado à igreja: ele é uma cerimônia civil. É o que diz o artigo 1512 de nosso Código Civil: “o casamento é civil e gratuita a sua celebração”. É apenas por exceção que nossa lei confere qualquer validade ao casamento religioso.

Dizia Paulo: “Gostaria que todos fossem como eu; mas cada um recebe de Deus seu dom particular: um este, outro aquele. Digo, todavia, aos solteiros e às viúvas que é bom para eles ficarem como eu sou. Mas, se não podem conter-se, que se casem: é melhor casar-se que abrasar-se” (I Cor 7, 7-9).

“O casamento é uma parceria. Alguém observou, fazendo menção ao relato bíblico da criação, que a mulher não foi formada a partir da cabeça do homem, para que não o dominasse, nem de seus pés, para não ser pisada por ele.

Quando o casamento deles começou a se curar e crescer à medida que aplicavam os princípios da Palavra de Deus, ficaram animados em compartilhar com outros casais o que Deus estava lhes ensinando. Então, em maio de 1983, surgiu o primeiro grupo de Casados para Sempre.

O casamento na Bíblia normalmente era motivo para comemorações animadas e que poderiam durar uma semana, ou mais. O curioso é que o matrimônio acontecia em duas etapas: a primeira era o noivado, celebrado diante de testemunhas. Através dele, a jovem era destinada ao rapaz, sem relação conjugal.

O casamento eterno não é apenas um contrato legal temporário que pode ser encerrado a qualquer momento por qualquer motivo. Ao contrário, trata-se de um convênio sagrado com Deus que pode ser válido nesta vida e por toda a eternidade.

Casamento é a união voluntária entre duas pessoas que desejam constituir uma família, formando um vínculo conjugal que está baseado nas condições dispostas pelo direito civil.

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados.

Moisés se declara para Zípora e a pede em casamento. A mulher aceita o pedido e os dois selam a união em uma celebração emocionante comemorada por Jetro.

Em relação a como o casamento surgiu, a primeira evidência é de ter ocorrido uma cerimônia, que data de 2350 A.C, na Mesopotâmia. Neste período, da Idade Antiga, o casamento era entendido como uma parceria/aliança entre famílias.

Parceria é um dos grandes motivos para casar. O melhor lado do casamento é a vida a dois: a amizade do casal, a cumplicidade, o companheirismo. Querer voltar para casa depois de um dia cansativo de trabalho e pedir uma pizza, porque não deu tempo de cozinhar.

Para Priscila, a grande vantagem de morar junto antes de casar é que o casal pode se conhecer melhor em situações que só o convívio traz. Isto inclui manias, organização pessoal, dividir o espaço, respeitar o espaço do outro, saber ouvir, saber ceder e ver se ambos se adaptam bem e têm os mesmos planos para o futuro.

25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Casamento na igreja evangélica
É aconselhável que noivos sejam batizados, porém, isso não é uma exigência em algumas religiões evangélicas. Caso um dos noivos não seja da mesma religião, pode haver ou não restrições em relação ao matrimônio (consulte antes). Apenas é pedido um curso preparatório, antes do grande dia.