Que país inventou a paçoca?

Perguntado por: dbittencourt . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

A paçoca em sua forma atual foi inventada durante o período do Brasil Colonial, mas os povos nativos brasileiros tinham receitas que misturavam farinha de mandioca com outros ingredientes antes da colonização. Essas receitas foram modificadas pelos colonos, criando a combinação atual que utiliza açúcar.

A paçoca é um dos doces mais procurados no período que antecede a Páscoa nas cidades do Vale do Paraíba.

Feita à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, a paçoca tradicional foi inventada durante a época do Brasil colonial. Nesta época, era comum os índios misturarem qualquer ingrediente com a farinha de mandioca e socar no pilão.

A paçoca em sua forma atual foi inventada durante o período do Brasil Colonial, mas os povos nativos brasileiros tinham receitas que misturavam farinha de mandioca com outros ingredientes antes da colonização. Essas receitas foram modificadas pelos colonos, criando a combinação atual que utiliza açúcar.

A origem vem do termo indígena PA-SOKA que significa “esmagar com as mãos”, fazendo referência ao modo antigo de preparo do doce, em que a farinha e a carne eram esmagadas em um pilão. O doce servia de alimento para os garimpeiros que saíam à procura de diamantes às margens do rio Tibagi, no Paraná.

Maior paçoca do mundo bate o recorde em Roraima; pesagem marcou mais de 1 tonelada. A “maior paçoca do mundo” bateu mais um recorde de pesagem em Boa Vista (RR). A iguaria atingiu 1 tonelada e 131 quilos, superando os recordes anteriores que também eram da capital de Roraima.

O nomepaçoca” vem do termo indígena PASOKA, que quer dizer “esmagar com as mãos”. Esta era a maneira como preparavam este prato, onde a carne e a farinha eram socadas em um pilão. Foi comida de guarda para os avanços indígenas e para as entradas dos bandeirantes.

Segundo o engenheiro e historiador Theodoro Sampaio (1855 – 1937), um estudioso da influência de indígenas e bandeirantes na formação do território brasileiro, a palavra paçoca vem do tupi poçoca – esmigalhar à mão, desfiar, pilar, esfarinhar.

Você vai se apaixonar. A única gelatina que você encontrará na Itália é aquela em folha incolor, não existe gelatina em pó, assim como outros doces como a goiabada, a paçoca, o sonho de valsa e os doces feitos com coco entre outros.

Esqueça. O mais próximo em Portugal é o que eles chamam de “cacetinho brasileiro”, muito mais massudo que o nosso pãozinho. Entrando no capítulo “doces e produtos proibidos para diabéticos”, balas 7 Belo, Juquinha, Bala Chita, paçoca Amor ou Paçoquita. Chiclets, os originais, e balinha Tic Tac.

Paçoca. Essa é sensação de quando há semanas do Brasil nos mercados. Para encontrar sempre, vá às lojas brasileiras em Portugal.

Rafael Miguel ficou conhecido ao interpretar "Paçoca" na novela infantil "Chiquititas", exibida pelo SBT entre os anos de 2013 e 2015. Antes disso, ele já tinha participado das novelas "Pé na Jaca" (2006-2007) e "Cama de Gato" (2009-2010), na Globo.

O mais provável é que a receita tenha se originado na Pérsia, onde o arroz cozido em leite era adoçado com mel e aromatizado com especiarias. De lá, teria sido levado para a Península Ibérica.

Um dos doces típicos brasileiros mais queridos tem base feita de amendoim torrado misturado a açúcar derretido, uma receita muito simples de ser preparada e muito saborosa. Sua história começa na cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, mas muitos acreditam que sua origem veio de ouro Preto, em Minas Gerais.

O nome da iguaria feita de rapadura e amendoim surgiu no Brasil colonial, quando meninos surrupiavam o doce de quituteiras, que gritavam: “Pede, moleque, pede!” Imagine a cena: nas ruas do Brasil colonial, quituteiras vendem uma iguaria feita de rapadura e amendoim.

De acordo com o Dicionário Ilustrado TupiGuarani, a tapioca, mais conhecida como beiju, é uma iguaria brasileira, de origem tupi-guarani, originária do Nordeste. Feita com a fécula da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce.

No gosto popular, o tradicional pé de moleque é patrimônio da gastronomia regional. Porém na pequena cidade de Piranguinho, no Sul de Minas Gerais, a iguaria é realmente levada a sério. Afinal, o município mineiro é conhecido como a capital brasileira do famoso pé de moleque.

Origem da Pamonha
Não existe, exatamente, o local que ela nasceu de fato, mas é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde o alimento encontra-se em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias.

A feijoada (prato com técnica europeia, similar aos vários tipos de cozidos, como os de Portugal, Espanha, França, e outros) teria se desenvolvido no final do século XIX, em restaurantes cariocas.

Doce típico da culinária brasileira, a paçoca é um alimento indígena e originalmente era feita com farinha de mandioca e carne seca, socadas em um pilão. Isso mesmo! A paçoca era um prato salgado e, por ser fácil de preparar, tornou-se o alimento de tropeiros em suas viagens que levavam vários dias.

O termo "paçoca" procede do termo tupi pa'soka, termo este formado pela junção de paba, terminar, com soka, socar, numa alusão ao modo como era originalmente feita: enfiando a paçoca (farinha com carne) com carne em um moinho.

Continuar lendo Tem paçoca em Portugal?