Quem manda no formigueiro?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Como as abelhas, as formigas vivem em uma sociedade matriarcal. A rainha manda no formigueiro e descarta o macho depois da reprodução. As operárias podem ter diversas características.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

Enquanto as formigas-rainha são as responsáveis pela reprodução na colônia, as formigas-operárias buscam alimento e trabalham para a manutenção da comunidade.

Moscas da família Phoridae são importantes inimigos naturais das formigas cortadeiras. O ob- jetivo deste trabalho foi determinar a taxa de parasitismo que forídeos parasitoides provocam à formiga Atta sexdens em área de vegetação natural.

Sim, depois que a formiga-rainha morre, as formiguinhas operárias morrem. Todas elas, pobrezinhas.

É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras.

Operárias – As formigas operárias são maioria no formigueiro. Todas fêmeas, são elas as responsáveis pela limpeza, por procurar a comida e a água, cuidar da rainha, das larvas, dos filhotes e da segurança do formigueiro.

Formiga simboliza cooperação, determinação, pensamento coletivo, a sinergia e planejamento. Cada uma possui função definida dentro da equipe e todas as tarefas são bem divididas entre elas. As formigas são unidas, se ajudam para alcançarem seus objetivos.

Veja se há asas.
Uma formiga com asas pode muito bem ser a rainha. Alguns machos possuem asas, mas elas tendem a ser um pouco menos perceptíveis. Os tipos de machos que têm asas geralmente são mais finos e mais parecidos com uma vespa do que com uma formiga rainha, que costuma ser muito maior.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

A formiga se defende de três modos: através de mordidas, ferrão com veneno, e as que não possuem ferrão esguichão veneno.

Procure nos baldes. Depois de pegar a colônia, será preciso procurar manualmente para encontrar a rainha, use uma colher para procurar pela terra e separar as formigas. Você pode transferir as formigas para jarros menores enquanto as separa da terra.

Resultado: Os insetos e outros animais pequenos veem o mundo em “câmera lenta”, por possuírem uma visão que reage aos estímulos de forma mais rápida do que humanos e outros animais maiores.

Ainda segundo Feitosa, elas podem agir como polinizadoras, dispersoras de sementes, servem de alimento para outros organismos, entre outras tantas funções. No estudo, foram identificadas mais de 230 espécies de formigas, cem delas são novas para a ciência.

Principais significados espirituais das formigas: descontentamento com a própria vida, sentimentos de inveja vindos de você mesmo, inveja alheia de vizinhos ou pessoas próximas, mau-olhado ou olho-gordo, energias negativas acumuladas em casa ou mudanças de energias e transformações que estão por vir.

Formigas que não picam, mas mordem (subfamília Formicinae)
Embora não consigam inocular o ferrão, esse ambiente se especializou na síntese e liberação de ácido fórmico. É um excelente método de defesa para escapar de predadores.

Não é difícil observar um formigueiro durante algum tempo, achar uma rainha (ela é sempre maior que suas servas) e seqüestrá-la para fundar uma colônia de formigas em casa. Se você mexer no formigueiro com um graveto, a rainha tende a sair e o bando foge carregando ovos e larvas.