Quem pode receber os dons do Espírito Santo?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Todo élder da Igreja que é digno, quando autorizado, pode conceder o dom do Espírito Santo a outra pessoa. No entanto, não há qualquer garantia de que a pessoa receberá inspiração e orientação do Espírito Santo, apenas porque os élderes lhe impuseram as mãos. Todos devem “receber o Espírito Santo”.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.

São considerados dons infusos, ou dons do Espírito Santo: Temor de Deus; Piedade; Fortaleza; Prudência; Ciência; Entendimento/ Inteligência e Sabedoria.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

Oração de invocação do Espírito Santo
Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação.

O Espírito Santo é uma testemunha de Deus e de Jesus Cristo. Ele confirma a veracidade do evangelho de Jesus. Como um personagem de Espírito, Ele Se comunica conosco com uma “voz mansa, de perfeita suavidade, semelhante a um sussurro que [penetra] até o âmago da alma” (Helamã 5:30).

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”.

A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

O dom do Espírito Santo é um dos maiores dons que Deus nos concedeu. Por intermédio desse dom, podemos saber que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que Sua Igreja foi restaurada na Terra. Além disso, podemos ouvir os sussurros do Espírito Santo mostrando-nos o que devemos fazer (ver 2 Néfi 32:5).

O dom da “palavra de sabedoria”. (I Coríntios 12:8; >D&C 46:17) Esse dom não se refere à lei que conhecemos como a Palavra de Sabedoria. Ele é, na verdade, um dom de sabedoria—a habilidade de usar o conhecimento de maneiras justas. A habilidade de ensinar pelo poder do Espírito Santo.

O paciente com alucinação pode ser estimulado por mais de duas vias, ele pode ver e/ou ouvir algo, ou pode simplesmente sentir o gosto de algo que não comeu ou sentir um odor que, de fato, não está ali. O tipo de alucinação mais comum é o auditivo, onde a pessoa ouve vozes que não estão ali, necessariamente.

Os dons carismáticos provocam uma diferença significativa na evangelização. Os Carismas do Espírito, concedidos a todos por ocasião do Batismo e intensificados no Crisma, também são chamados de dons do Espírito Santo. Ele nos capacita com estes dons para servirmos à Igreja de Cristo.

Quando recebemos o Sacramento do Crisma, somos enriquecidos com os sete dons do Espírito Santo. São eles: Ciência, Inteligência, Sabedoria, Piedade, Fortaleza, Conselho e Temor de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gl 5:19-23). O texto acima foi escrito pelo apóstolo Paulo aos cristãos de Gálatas.

Praticar a caridade, benevolência e amor ao próximo
O próprio Espírito Santo, pelo dom da ciência, nos permite ver em todo ser criado, um vestígio do Senhor. Quando amamos o próximo, nos sensibilizamos com seu sofrimento, tornamos nossa alma mais agradável, nos abrindo a presença ainda maior do Espírito Santo.

Seja pela manhã, de noite ou até mesmo na madrugada, busque a Deus em Espírito e em Verdade (João 4:23). Pode ser em qualquer hora ou em qualquer lugar, se pedirmos algo conforme a vontade de Deus, Ele nos ouvirá.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de Sua consolação, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!”

Confira quais são!

  1. Dedique um momento para oração.
  2. Leia a bíblia.
  3. Fique longe de toda negatividade.
  4. Pratique o bem ao próximo.
  5. Procure estar sempre na presença de Deus.