Quem produz o Peroxissomo?

Perguntado por: amello . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Lisossomos: os lisossomos, assim como os peroxissomos são produzidos no interior do Complexo de Golgi. Também estão presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes.

Lisossomo é uma organela presente em células eucarióticas que apresenta formato esférico e é rica em enzimas que garantem a digestão intracelular.

Os peroxissomos são caracterizados pela presença de uma série de enzimas oxidativas, como a D-aminoácido oxidase, a urato oxidase e a catalase. Os peroxissomos devem seu nome ao peróxido de hidrogênio, um intermediário chave em seu metabolismo oxidativo.

Lisossomos: os lisossomos, assim como os peroxissomos são produzidos no interior do Complexo de Golgi. Também estão presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes.

Os peroxissomos ainda participam de metabolização de álcool e ácido úrico. Já os lisossomos, possuem enzimas digestivas. Eles podem sofrer fusão com vesículas de fagocitose ou pinocitose, digerindo seu conteúdo.

O corpo produz enzimas no sistema digestivo, incluindo boca, estômago e intestino delgado. Mas a maior parte é trabalho do pâncreas. As enzimas digestivas ajudam o organismo a quebrar carboidratos, gorduras e proteínas.

O fígado não produz enzimas digestivas.

A pepsina é a principal enzima produzida pelo estômago, a sua função é a digestão de proteínas. A pepsina é inicialmente liberada em uma forma inativa, o pepsinogênio. Apenas quando entra em contato com o ácido clorídrico (HCl) transforma-se na forma ativa, a pepsina.

As enzimas são formadas por uma parte protéica, chamada de apoenzima e outra parte não protéica, chamada de co-fator. Quando o co-fator é uma molécula orgânica, recebe a denominação de coenzima. Muitas coenzimas são relacionadas com as vitaminas. O conjunto da enzima + co-fator, é chamado de holoenzima.

Os microrganismos são os principais produtores de enzimas, como amilases, lipases e proteases.

Os peroxissomos são organelas citoplasmáticas de dupla membrana típicas de células vegetais, com formato de vesículas esféricas, responsáveis pelo armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio, mais conhecida por água oxigenada (H2O2), substâncias tóxicas para a célula, fonte de radicais livres.

O complexo de golgiense, também denominado de complexo de Golgi ou aparelho de Golgi, é uma organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias. Trata-se de uma estrutura formada por várias vesículas achatadas, as quais estão dispostas formando uma espécie de pilha de vesículas.

O complexo golgiense é uma organela que apresenta diversas funções, sendo alguma delas: adição de açúcares às proteínas e aos lipídios sintetizados no retículo endoplasmático (glicosilação); adição de sulfato às proteínas e aos lipídios (sulfatação); fabricação de certas macromoléculas; formação da parede celular e do ...

A catalase é uma enzima que degrada o peróxido de hidrogênio, produzindo água e oxigênio ao final da reação. O fígado foi utilizado nesse procedimento por conter em grande quantidade essa enzima.

Peroxissomos ou peroxissomas são organelas celulares encontradas nas células vegetais e animais.

Sua função é digerir substâncias para a célula, processo que ocorre graças às inúmeras enzimas digestivas que contem. Uma célula com seus lisossomos e outras organelas.

Os lisossomos participam do processo de digestão intracelular. Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular, promovendo a degradação de várias partículas extracelulares e moléculas ingeridas pelas células.

Enzimas são biomoléculas que atuam como catalisadores de diversas reações químicas que ocorrem nos organismos vivos. As enzimas são, na maioria das vezes, proteínas. Sendo assim, são formadas por longas cadeias de aminoácidos e o arranjo dos aminoácidos é capaz de determinar qual forma essas enzimas vão adquirir.

Estas enzimas cardíacas incluem a creatinoquinase e suas isoenzimas, a desidrogenase lática e suas isoenzimas, a aspartato aminotransferase (transaminase oxalacética), a aldolase, a mioquinase e a alanino aminotransferase (transaminase pirúvica).