Quem tem escoliose tem direito a transporte gratuito?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Pessoas com deficiência física, auditiva, mental ou visual, comprovadamente carentes, têm direito ao transporte coletivo interestadual gratuito, que pode ser realizado por ônibus, trem ou barco.

Deve-se retirar a CNH especial todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida que afetam de alguma maneira as funções cognitivas e motoras do motorista. Entram nessa lista doenças como escoliose, esclerose múltipla e até mesmo problemas na coluna.

Em muitos casos, a escoliose acentuada acaba comprometendo as funções físicas do paciente, além de causar fortes dores nas costas, que exigem a restrição do uso da força para não complicar o quadro. A patologia está inclusa na lista de isenções fiscais para compra de automóveis para grupos que tenham alguma limitação.

“Quem tem escoliose de baixo grau, principalmente, e dependendo do tipo, pode ter uma vida normal, fazendo qualquer tipo de atividade. Praticamente não há contra indicação para prática de atividade física”, afirma o médico.

Uma curva de escoliose leve é definida como uma curva que mede entre 10 e 20 graus. Uma curva de escoliose moderada mede entre 20 e 40 graus. Uma curva de escoliose severa mede mais de 40 graus.

ultrapassar 20º (vinte) graus Cobb.

É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso. Do contrário, você pode pedir o laudo pelo SUS, de forma totalmente gratuita.

A lei prevê até 30% de desconto na compra de um veículo zero e está em vigor desde 1995. Ela também assegura maior inclusão social de pessoas com dificuldade de mobilidade, oferecendo um acesso adaptado a realidade do paciente ou responsável que faça a compra.

CID M41 é o código para descrever a escoliose. Trata-se dos casos de desvio lateral da coluna vertebral, formando uma trajetória em S ou C.

Se você tem uma escoliose severa e quer solicitar a aposentadoria, reúna o máximo de documentos para levar no dia da perícia, como laudos, exames, relatórios médicos, enfim, tudo o que tiver relacionado à doença.

Estudantes de instituição pública no ensino superior ou tecnólogo com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo mediante comprovação de renda. No caso de estudantes de ensino superior vinculados aos programas sociais Prouni ou Fies, há direito à gratuidade.

Os portadores de necessidades especiais física, mental, visual ou auditiva, comprovadamente carentes, têm direito à gratuidade em dois assentos em cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.

Geralmente, idosos, pessoas com deficiência, estudantes e trabalhadores de baixa renda têm direito à gratuidade.

Escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados que pode ser notada quando olhamos as costas. A coluna vertebral é alinhada, reta. Na escoliose, ela forma uma curvatura em “C” ou “S”.

Em muitos casos, os pacientes adultos sentem dor em outras áreas além das costas, como pés, joelhos, quadris, pernas, pescoço e dores de cabeça; esses efeitos são sentidos por causa do desalinhamento da coluna vertebral na parte inferior do corpo.

Mito. Um paciente com escoliose pode praticar atividades físicas, sim.

A curvatura da coluna vertebral, em seguida, é medida e expressa em termos de graus. Geralmente, uma curva é considerada significativa se for maior que 25 a 30 graus. Curvas superiores a 45 ou 50 graus são consideradas mais graves.

O especialista em escoliose é o médico ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna. Ao buscar por um atendimento, o ideal é que ele seja especialista em problemas na coluna. Só esse profissional tem a capacitação necessária para diagnosticar o tipo de escoliose e qual o tratamento adequado.