Quem tem problema de pressão alta pode tomar colágeno?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Depende. O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar que estimula a produção de colágeno no corpo. Na bula, não há nenhuma contra indicação, mas em caso de dúvida, é melhor consultar um médico.

5 suplementos que ajudam no tratamento da hipertensão arterial

  • Magnésio. O magnésio atua em diversas funções importantes para o organismo. ...
  • Vitamina C. ...
  • Cálcio. ...
  • Ômega-3. ...
  • Coenzima Q10.

Até o momento não se sabe se o consumo de suplemento de colágeno faz mal. Entretanto, ele pode causar efeitos colaterais, como sensações de peso, azia e reações alérgicas.

Suplementos à base de colágeno são importantes para a saúde do coração, principalmente para pessoas que já sofreram infartos. Isso porque a substância é capaz de auxiliar na regeneração de células cardíacas que passaram por lesões específicas.

O colágeno é um suplemento alimentar seguro e natural. Por ser tratar de uma proteína, o seu consumo não atinge uma toxicidade no organismo. O recomendado é seguir as quantidades orientadas pelo médico ou pelo nutricionista, mas ainda assim, pela sua composição ele não causa toxicidade no organismo.

O colágeno pode ser ingerido a qualquer horário do dia, não há evidência cientifica de horário melhor para consumo. Alguns especialistas recomendam que seja evitado consumi-lo no almoço ou jantar pois os outros alimentos poderiam competir e atrapalhar a sua absorção.

Não, os compostos fenólicos e antioxidantes da canela produzem exatamente o efeito inverso, ou seja, tem capacidade de reduzir a pressão arterial, sendo benéfica para indivíduos hipertensos. Recomenda-se o consumo moderado e sempre orientado por médico ou nutricionista.

O Colágeno não-hidrolisado (Tipo II) é mais específico para articulações, mantendo a integridade e prevenindo doenças causadas pela falta dessa proteína no corpo.

A vitamina D ajuda a regular a pressão arterial. Ela tem um papel vital na regulação do hormônios produzidos pelos seus rins, que ajudam a controlar quanto sal você retém.

Os mais comuns são: anti-inflamatórios não-esteroidais (AINE) ou não-hormonais, corticoides, descongestionantes nasais, hormônios utilizados na terapêutica de reposição hormonal e suplementos que contenham efedrina. As drogas ilícitas também podem elevar os níveis de pressão arterial.

Lista com os melhores Colágenos de 2023

  • Nutrify. Collagen Renew.
  • Puravida. Collagen Protein.
  • Max Titanium. Colagen.
  • Dark Lab. Colágeno Hidrolisado.
  • New Millen. Colágeno Hidrolisado.

Por ser uma proteína, ao consumir o colágeno ocorre o aumento da quantidade de proteínas da dieta. Elevar a quantidade de proteínas no dia a dia, reduz o consumo de carboidratos e gorduras e assim a quantidade de calorias diárias tende a ser menor e estimula o corpo a usar outros mecanismos para produzir energia.

A diferença predominante é a concentração de colágeno por porção, que é maior nas opções em pó. "No mercado existem suplementos à base de cápsulas ou em pó. As cápsulas são opções mais práticas, porém a concentração de proteína é menor. Quando o objetivo é a prevenção, a forma em cápsula é bem-vinda.

Rio - Homens com baixos níveis de vitamina D correm maior risco de sofrer ataque cardíaco, segundo estudos publicados revista "Archives of Internal Medicine".

A substância é distribuída conforme as necessidades do corpo. Dessa forma, a suplementação auxilia num quadro global, mas não é eficiente quando queremos agir de maneira focada. Por isso, além da suplementação, o melhor é incluir na rotina também outros hábitos: Uso de filtro solar.

Recentemente, cientistas da Universidade de Leeds descobriram que tomar vitamina D3 – a sua forma mais potente – aumenta o poder de bombeamento do coração em um terço.