Quem tem problema de pressão alta pode tomar o chá de hibisco?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Além de ser popular por ajudar na perda de peso, o hibisco possui antocianinas em sua composição, que auxiliam na regulação da pressão arterial. É interessante notar que quanto mais escura a flor do hibisco, maior será o efeito do chá na regulação da pressão.

São elas a passiflora, a valeriana, camomila, erva cidreira, capim-limão, louro, oliveira, entre outras. Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias.

Ao favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos, o chá de hibisco pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão leve a moderada.

Prevenir e controlar a hipertensão arterial leve e moderada é uma das virtudes da erva perfumada, que pode favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos. Estima-se que esse benefício resulta da presença de antocianinas em sua composição, o que garante as propriedades antioxidantes e o efeito diurético.

Foram relatados efeitos colaterais gerais, como tontura, enjoo, visão turva, sensação de fraqueza e desmaio em alguns casos. Estudos indicam que o consumo contínuo e em grandes quantidades de hibisco pode alterar os níveis de estrogênio, o que pode inibir a ovulação e causar infertilidade temporária.

O gengibre pode ser usado, porém com moderação assim como a canela. Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

O hibisco pode sim contribui no emagrecimento e não apenas pelo fato de o chá não conter calorias. Devido à presença de antioxidantes como os flavonoides e antocianinas, o chá de hibisco ajuda a reduzir a criação de células adiposas, o que evita o acúmulo de gordura especialmente no abdômen e quadril.

“O chá de hibisco, famoso nas dietas, ajuda a regular o intestino, mas em excesso, pode sim causar lesões graves no fígado.

Veja receitas de remédios caseiros para ajudar a controlar a pressão:

  1. Chá de chuchu. chuchu Desde o início da seca, em maio, o preço do chuchu variou 175%, de R$ 1,24/kg para R$ 3,42/kg. ...
  2. Chá de amora. ...
  3. Água de alho. ...
  4. Suco de limão. ...
  5. Chá de hibisco. ...
  6. Vitamina de banana e abacate contra a hipertensão. ...
  7. Chá de cúrcuma.

Suco de beterraba, cenoura, laranja e limão. O suco de beterraba com cenoura, laranja e limão é também uma opção para ajudar a diminuir a pressão arterial, já que a beterraba é constituída por nitrato, que está relacionado com a regulação da pressão.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Para quem o consumo de canela é contraindicado? Além do consumo exagerado de canela que não é recomendado, também há algumas contraindicações, como para quem é alérgico a alguma das substâncias presentes na especiaria, como também, para quem usa medicamentos para diabetes ou doenças cardíacas, como hipertensos.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Apesar dos benefícios, o consumo excessivo pode causar intoxicação e até problemas na fertilidade.

O chá de hibisco pode ser tomado no café da manhã, entre as principais refeições e 2 horas antes do almoço, repetindo o mesmo 2 horas antes da janta, este intervalo e necessário para não prejudicar a absorção dos nutrientes das refeições, pode ser consumido também como ingrediente de musses, sucos e saladas de frutas ...

Como consumir chá de hibisco? O consumo mais conhecido do hibisco é na forma de chá. A recomendação, nesse caso, é consumir de uma a duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco por dia.