Quem tem visão monocular tem desconto em veículos?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Visão monocular dá direito à isenção de IPI? Não. A Lei nº 14.126/2021 incluiu a visão monocular entre as deficiências sensoriais, do tipo visual, para todos os efeitos legais.

Direitos e benefícios
Desde março de 2021, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, não considerava como deficiência a visão monocular. Desde então, deficientes monoculares podem solicitar aposentadoria e o Benefício de Prestação Continuada (conhecido como LOAS).

Como solicitar a isenção IPVA 2023? Para pedir a isenção do IPVA, é preciso entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e preencher um formulário solicitado na seção “Isenção e Dispensa”, e enviar os documentos exigidos para comprovação.

É um benefício que isenta a cobrança do Imposto Predial Urbano para pessoas com deficiência física ou mental. Quando existe um morador deficientes físico/mental.

É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso. Do contrário, você pode pedir o laudo pelo SUS, de forma totalmente gratuita.

Segundo a OMS, a condição é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal. Essas pessoas não podem exercer algumas profissões, como bombeiro, militar e motorista profissional.

Aposentadoria por idade da pessoa com visão monocular
Comprovar a deficiência (cegueira de um olho), durante os 15 anos de contribuição. Mulher: 55 anos de idade + 15 anos de tempo de contribuição; Comprovar a deficiência (cegueira de um olho), durante os 15 anos de contribuição.

Auxílio-doença para quem tem visão monocular
Para que o auxílio-doença seja concedido, é necessário alguns requisitos: Ter incapacidade total e temporária, reconhecida na perícia feita pelo INSS; Cumprir carência mínima de 12 meses; Ter qualidade de segurado ou estar em período de graça.

O Projeto de Lei 2434/22 concede 50% de desconto na taxa de renovação da carteira nacional de habilitação (CNH) ao condutor com menos de 20% da visão em um dos olhos, a chamada visão monocular. O texto altera a Lei 14.126/21, que reconhece a visão monocular como deficiência sensorial para todos os efeitos legais.

Os condutores de veículos automotores que possuem visão monocular, ou seja, que enxergam de um olho, só podem conduzir veículos das categorias “A” e “B”. Portanto, não poderão dirigir caminhões, ônibus e carretas.

Visão monocular é o termo utilizado para pessoas que só enxergam com um dos olhos, independente do motivo. A lei permite que pessoas com visão monocular conduzam veículos das categorias “A” e “B”, vetando, portanto, a condução de ônibus, caminhões e carretas.

Em 2022, valor máximo do veículo é de R$ 200 mil. Com a retirada dos impostos, pode sair cerca de 30% mais barato.

Para ser utilizado sempre que necessário, o laudo deve obter o nome completo do monocular, descrição do ocorrido, refração no olho com a perda da visão, o código CID (H54. 4) e sequela, que descreve a deficiência irreversível.

Quem pode comprar carro PCD? Antes de tudo, é preciso destacar que o desconto de até 30% no valor do veículo novo, garantido pela lei 8.989, será válido apenas até março de 2022.

Tem direito ao benefício pessoas com deficiências ou patologias que dificultam ou impedem a mobilidade. Elas podem adquirir veículos novos a cada dois anos sem a incidência de IPI e IOF (impostos federais) e ICMS e IPVA (estaduais) - mas se venderem antes de dois anos, têm de pagar os tributos.

Segundo Itamar, doenças como câncer, hepatite C, Parkinson, problemas graves de coluna, Diabetes, HIV Positivo e hemofílicos, Artodese, Escoliose, Artrite Reumatoide, Hérnia de Disco, Artrose, derrame, Bursite, Tendinite e LER (Lesão por Esforço Repetitivo), estão na lista das enfermidades contempladas com o benefício.

Eu falei tudo isso para você entender que, uma vez cumpridos os requisitos, mesmo uma pessoa com visão monocular tem direito ao Benefício de Prestação Continuada. Quanto ao valor, é devido um salário-mínimo por mês (sem direito ao 13º salário) para o beneficiário do BPC (R$ 1.302,00 mensais em 2023).