São Paulo já nevou?

Perguntado por: lsales2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

São Paulo. No estado de São Paulo, há registros de ocorrência de neve na capital (25 de junho de 1918), na região metropolitana e em boa parte do estado.

Segundo a Climatempo, a ocorrência de neve em novembro nunca foi registrada no Brasil, e as temperaturas na região Sul podem chegar a 0ºC. Já em São Paulo, as mínimas podem chegar a 4ºC na segunda (31).

O ano de 2022 foi apenas o terceiro, desde 1961, que o Brasil viu neve ainda em maio, segundo a série histórica do Inmet. O fenômeno aconteceu na última terça-feira, em seis cidades de Santa Catarina e duas do Rio Grande do Sul, faltando 35 dias para o inverno.

Segundo o Climatempo e a Epagri/Ciram, a onda de frio será tão forte que pode nevar no dia 1º de novembro de 2022 na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense. Se isso realmente acontecer, será a primeira vez que neva no Brasil em novembro.

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Não é comum a ocorrência de neve no Brasil por tratar-se de um país com clima predominantemente tropical e altas temperaturas o ano todo. No entanto, em casos isolados, pode-se observar a ocorrência desse fenômeno no país.

5 lugares com neve o ano todo para você conhecer

  • Tignes (França): uma geleira para esquiar até no verão. ...
  • Jungfrau (Suíça): alcance o topo da Europa. ...
  • Hintertux (Áustria): 365 dias de neve nos Alpes. ...
  • Titlis (Suíça): um dos lugares para ver neve o ano todo. ...
  • O Alaska tem muitas belezas nevadas para descobrir.

Esta foi a terceira vez em 2022 que o estado registrou o fenômeno. A neve caiu em cinco cidades da serra catarinense: São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra e Rio Rufino.

Para que a neve se forme, duas condições são fundamentais: a temperatura deve estar abaixo de zero e deve haver umidade suficiente para a formação dos cristais de gelo. A formação da neve acontece dentro da nuvem.

É por isso que a gente tem visto mais notícias de neve no Brasil, especialmente em cidades do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas os flocos de gelo também chegam ao Paraná. Inclusive, é possível nevar na capital, Curitiba.

Na metade do mês, de acordo com o CFS, poderia haver uma incursão maior de ar frio. E no final de setembro haveria a chance de um período de temperatura mais alta generalizada com tardes de calor muito intenso. O fenômeno La Niña segue em curso no Pacífico Equatorial Central.

Segundo o Climatempo e a Epagri/Ciram, a onda de frio será tão forte que pode nevar no dia 1º de novembro de 2022 na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense. Se isso realmente acontecer, será a primeira vez que neva no Brasil em novembro.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, quanto mais ao sul da capital, maior a chance de ocorrer o congelamento da chuva. “Ficou um pouco mais difícil de nevar em Curitiba porque o resfriamento diminuiu um pouco [às 7h45], mas a chuva congelada tem uma grande chance de ocorrer.”

Sobre a possibilidade de neve, os especialistas ouvidos pelo CORREIO foram unânimes: impossível. “Não existe nenhum fenômeno meteorológico conhecido que possa fazer nevar na Bahia, mesmo em casos extremos”, cravou Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.

A cidade de São Paulo teve a tarde mais fria do ano no dia 19/08/2022, com média de 10°C, na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte da cidade. Entretanto, apesar da tarde mais fria, a temperatura ficou mais alta na madrugada do dia 18, portanto, não podemos considerar o dia com a menor temperatura máxima.