Será hoje ou é hoje?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Portanto, somos levados a pensar no dia e não na soma dos que se foram e, portanto, a frase fica no singular: Hoje é (o dia) 15 do mês de março ou Hoje é 15 de março. Da mesma forma, se só a palavra “dia” for acrescentada, o verbo ficará no singular: Hoje é dia 18.

Embora haja algumas regras que definam quando deve ser utilizado j ou g, nenhuma delas se aplica à palavra hoje, estando contudo convencionado que esta palavra seja escrita com j e não com g. Fique sabendo mais!

«Vamos saber que obras será preciso fazer no túnel» ou «Vamos saber que obras serão precisas fazer no túnel»? A construção correta é será preciso . Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável.

A palavra certa é será, com acento agudo no a final, se quisermos indicar uma forma conjugada do verbo ser no futuro do indicativo: ele será.

Significado de Será
Ação de passar a possuir uma identidade ou qualidade intrínseca: ele será médico. Ação de apresentar temporariamente determinada forma, estado, condição, aspecto, tempo: um dia ele será rico; o exame será na semana que vem. Etimologia (origem da palavra será). Forma Der. de ser.

Em “amanhã é um lindo dia”, estamos tratando “amanhã” como substantivo masculino ou como advérbio, deste falarei depois; em “amanhã será um lindo dia”, estamos tratando “amanhã” como advérbio ou como substantivo, i.e., tanto “o amanhã será um dia lindo” quanto “no dia de amanhã, será um dia lindo” funcionam.

A expressão com o verbo ser + necessário é invariável se o sujeito não aparecer especificado. Na oração «Serão necessárias horas para resolver a questão», o sujeito horas não aparece especificado e a expressão variou (serão necessárias) concordando com ele.

Resposta verificada por especialistas. O correto é "os termos serão entregues". Explicação: Deve-se empregar o adjetivo "entregues" no plural para concordar com o termo referente, no caso, o substantivo "termos".

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»). «À data de» tem um sentido ligeiramente diferente e usa-se noutro contexto.

O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.

Ambas as respostas estão certas.

Erro: O pagamento será feito em parcela única. Forma correta: O pagamento será feito de uma só vez.

Hoje são vinte e dois. Hoje é vinte e dois. As duas formas estão corretas. Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.