Tem alguma veia no nariz?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

O nariz dispõe de uma quantidade de vasos sanguíneos muito pequenos que podem se romper, por exemplo, diante de mudanças de temperatura ou em episódios de resfriados.

A Epistaxe (sangramento nasal) é uma das urgências mais frequentes em Otorrinolaringologia. Ela acontece devido ao rompimento dos vasos (veias ou artérias) que passam pela mucosa do nariz. Em muitos casos, a cauterização e o tamponamento nasal são recursos eficazes no tratamento do sangramento nasal.

Apesar de parecer algo simples, quando o sangramento nasal é recorrente, demora muito para cessar ou o volume de sangramento é muito grande, é necessário procurar um pronto-atendimento otorrinolaringológico para identificar a causa do problema.

A parte interna do nariz é revestida por muitos vasos sanguíneos, bem pequenos. Quando há congestão, causada, por exemplo, pelo excesso de muco, eles se dilatam, tornando a respiração ainda mais difícil.

Em casos de pancada mais fortes, há a possibilidade de danificar os ossos que ligam o nariz ao crânio, causando o vazamento do líquido cefalorraquidiano (que cerca o cérebro e a medula espinhal), o que possibilita que bactérias do nariz entrem nessa cavidade provocando um quadro de meningite.

As hemorragias nasais geralmente vêm da parte frontal do nariz (hemorragia nasal anterior) dos pequenos vasos sanguíneos na cartilagem que separa as duas narinas. Esta cartilagem é o septo nasal, que contém muitos vasos sanguíneos.

Massagem no seio nasal
Esse edema, por sua vez, é causado pela inflamação e ingurgitamento dos vasos sanguíneos da região. Ao fazer a massagem dos seios nasais, é possível estimular a circulação sanguínea da área, além de auxiliar na dissolução e distribuição do muco.

No teto das fossas nasais estão localizadas as células sensoriais olfativas. A região interna do nariz é revestida pela mucosa nasal. Nela são encontrados diversos vasos sanguíneos que fazem a vascularização da região, aquecem e umidecem o ar durante a respiração.

O tratamento se faz pelo uso do LASER. A escleroterapia que é a injeção de glicose ou espuma não é permitida na face devido ao risco de formação de trombos em veias do cérebro. O LASER mais efetivo para esses tipos de vasinhos é o ND YAG long pulse 1064.

Sim. A sinusite é um processo inflamatório da mucosa nasal e paranasal. Isso por si só já pode ocasionar o sangramento.

As causas mais comuns de sangramento nasal são o ressecamento associado ao tempo seco e traumas como assoar ou cutucar o nariz com muita força. Alergias, desvio de septo, sinusite, uso frequente de sprays nasais ou drogas aspiráveis também podem levar à hemorragia.

Os pacientes com leucemia mieloide aguda do tipo promielocítica aguda podem apresentar sangramento no nariz que não cessa ou um corte que não para de sangrar. Eles também podem apresentar trombose venosa profunda ou dor no peito e falta de ar devido a embolia pulmonar.

Outra coisa que pode ajudar a parar o sangramento no nariz é fechar as narinas e apertá-las uma contra a outra, usando os dedos das mãos, por cerca de 10 a 15 minutos. Ao apertar o nariz para parar o sangramento, deve-se respirar pela boca. Caso não melhore, pode ser feita a mesma coisa por mais 10 a 15 minutos.

Geralmente tem coloração vermelha ou roxa. São veias intradérmicas, ou seja, estão dentro das camadas da pele. Por serem muito superficiais e estarem junto da pele ficam mais visíveis, dando aquele aspecto tão indesejado de aranhas vasculares.

O nariz entupido pode desencadear transtornos de ansiedade, como a Ansiedade generalizada e Síndrome do Pânico, e/ou de humor, como a Depressão. No adulto, as principais causas da obstrução nasal são: desvio de septo, rinite alérgica, sinusite crônica, e, raramente, tumores.