Tem carboidrato no ovo?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Em 100 g, temos 143 calorias, 13 g de proteína, 8,9 g de lipídeos, 1,6 g de carboidrato e 356 mg de colesterol.

Confira se o ovo tem carboidrato
Em uma porção de 100 g, há cerca de 0,6 g de carboidrato em um ovo cozido por 10 minutos. Agora, se você prefere comer ele frito, essa quantidade dobra, chegando a 1,2 g. Portanto, a forma de preparo pode interferir nos valores nutricionais do alimento.

Os principais alimentos com pouco carboidrato são algumas frutas e vegetais, como morango, amora, acelga e alface. Além disso, existem alguns alimentos que não contém carboidratos, como é o caso das proteínas, como frango, ovos e peixes, e das gorduras, como azeite e óleo de abacate.

Os grãos de feijão têm baixo nível de gorduras e possuem óleos benéficos à saúde. São ainda ricos em fibras, carboidratos e proteínas vegetais. Aproximadamente de 60 a 70% de sua matéria seca são carboidratos, assim, o delicioso grão é uma excelente fonte de energia para o dia a dia.

A ingestão diária recomendada de carboidratos entre homens e mulheres é de aproximadamente 45-65% de sua ingestão calórica. Se você fizer uma dieta de 2.000 calorias, por exemplo, isso significa que você pretende consumir aproximadamente 225 a 325 gramas de carboidratos por dia.

Entre os alimentos ricos em carboidratos podemos citar o milho, arroz, mandioca, batata e inhame. Não podemos nos esquecer também dos pães, massas e doces. Vale salientar que alimentos derivados do leite também apresentam carboidratos, bem como o mel.

Uma banana de tamanho médio oferece 26,95 gramas de carboidrato, além de ser rica em outros nutrientes como potássio – excelente para a saúde do coração, ajudando a evitar a hipertensão – e vitaminas A e C. Uma xícara de manga picada contém 24,72 gramas de carboidrato.

Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

Banana é carboidrato? Seja ela ouro, prata, da terra ou nanica, a banana é uma fruta cheia de carboidratos. Ou seja, é uma ótima fonte de energia e funciona como um ótimo pré-treino.

Alimentos ricos em carboidratos ruins

  • Alimentos com adição de açúcar;
  • Pão Branco;
  • Refrigerantes;
  • Doces;
  • Bolos;
  • Salgadinhos industrializados;
  • Massas brancas.

Foi comprovado cientificamente que a ingestão de ovos no desjejum ajuda a emagrecer. De acordo com estudo chamado “Ovos no café da manhã estimulam a perda de peso”, quem ingere ovos no café da manhã tem a chance de perder 65% mais peso do que quem ingere pão!

Nossa dica: troque os pães por ovos. Recentemente a ciência comprovou em estudo, que a ingestão de ovos no desjejum ajuda a perder peso. A pesquisa sugere que quem ingere ovos logo no começo do dia tem 65% mais chance de emagrecer se comparado aos que optam pelo consumo de pão.

Carboidrato no exercício físico
O pão, por ser um alimento de carboidrato refinado, acaba sendo absorvido rapidamente pelo organismo, fornecendo energia para uma melhor performance.

Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez. E para todas as pessoas, a ausência prolongada de carboidratos pode provocar alterações hormonais, alterações de humor, cansaço e queda do sistema imunológico, entre outros fatores.

Arroz integral cozido (100g): 110 calorias, 23g de carboidratos e 2g de fibras; Batata-doce cozida e com casca (100g): 77 calorias, 18g de carboidratos e 2,2g de fibras.

Tendo em vista as informações acima, podemos entender que a partir do ponto de vista calórico, o que engorda mais entre arroz ou feijão é o arroz.