Tem carboidrato na aveia?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

É um cereal rico em fibras solúveis e proteínas, além de carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais antioxidantes. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), em 100gramas de aveia tem: 394 calorias sendo: 66,6 gr de carboidratos; 13,9 gr de proteínas; 8,5 gr de gordura e 9,1 gr de fibras.

Resumindo: Aveia não é low-carb, e não deveria ser usada em receitas low-carb. Se quiser receitas realmente baixas em carboidrato, temos mais de uma centena de receitas low-carb nesta página aqui. Nós temos nada contra a aveia, só não entendemos essa aura de saudável e “emagrecedora” que ela possui.

Na teoria, vale mais comer a aveia, que é um carboidrato complexo, do que um pão francês, que é um carboidrato simples. A diferença maior está na farinha de trigo presente no pão, enquanto a aveia possui um alto teor de fibras.

Farinha de amêndoas
Uma das mais populares atualmente quando o assunto é alimentação low carb, a farinha de amêndoas é isenta de carboidrato e glúten, além de ser fonte de fibras, vitamina E e antioxidantes.

Qual farinha low carb tem menos carboidrato? A farinha de coco é a favorita entre os adeptos da alimentação low carb por possuir menos carboidratos que as demais opções, ter preço mais acessível, ser fácil de ser encontrada e servir para muitos tipos de receitas, principalmente as de doces.

Em uma porção de 100 g, há cerca de 0,6 g de carboidrato em um ovo cozido por 10 minutos. Agora, se você prefere comer ele frito, essa quantidade dobra, chegando a 1,2 g.

Os principais alimentos com pouco carboidrato são algumas frutas e vegetais, como morango, amora, acelga e alface. Além disso, existem alguns alimentos que não contém carboidratos, como é o caso das proteínas, como frango, ovos e peixes, e das gorduras, como azeite e óleo de abacate.

Quem tem diabetes pode comer aveia, sim! O nosso conselho? Fale com o seu médico ou peça ajuda a um nutricionista. Eles ajudarão a definir as porções de aveia que poderão integrar a sua alimentação de uma forma saudável, equilibrada e passível de manter a diabetes bem controlada.

A nutricionista Juliette Carvalho lembra que é possível substituir o arroz por outras fontes de energia e nutrientes: milho, batata doce, batata inglesa e mandioquinha são ótimas opções. Alguns cereis, como aveia e soja, podem ser boas alternativas para alcançar uma consistência parecida com a do arroz.

A aveia contribui bastante para a perda de peso, e esse efeito se deve às fibras que ela contém, tanto as solúveis quanto as insolúveis. O auxílio ao emagrecimento ocorre principalmente pela ação das fibras na saciedade, que faz com que a pessoa passe mais tempo sem sentir fome após a refeição.

Banana é carboidrato? Seja ela ouro, prata, da terra ou nanica, a banana é uma fruta cheia de carboidratos. Ou seja, é uma ótima fonte de energia e funciona como um ótimo pré-treino.

O queijo é fabricado a partir do leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala. É constituído de proteínas, lipídios, carboidratos, minerais (cálcio, fósforo) e vitaminas (principalmente A, B2, B9, B12 e D), o que fornece vários benefícios.

Algumas frutas e legumes também entram na lista dos alimentos sem carboidratos. Elas são maçãs, laranjas, peras, mirtilos, morangos, espinafre, brócolis, couve-flor, cenoura, alface, aipo, tomate.

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é preciso cortar o pão para emagrecer. Na verdade, se consumido de forma equilibrada, ele pode ser incluído em nossa alimentação sem prejuízos. A nutricionista Luna Azevedo lembra que nenhum alimento é capaz de nos engordar de forma isolada.

Trocar pão por biscoito água e sal ou cream cracker é um erro cometido por quem quer perder peso, segundo nutricionistas e o teste realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). Apesar de mais calóricos, pães (francês ou de forma) são mais saudáveis e engordam menos do que cinco biscoitos.

Banana com aveia
Quando misturada com a aveia, que possui fonte de fibras, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico da banana. Está aí mais uma opção sobre o que o diabético pode comer no café da manhã.

A porção recomendada é de 30 gramas por dia. Ou seja, três colheres de sopa de aveia já garantem os benefícios do cereal. Por conta do alto teor de fibras, lembre-se de ingerir bastante líquido, certo?

Pão de nuvem, ou pão oopsie, é muito popular para as dietas low-carb e ceto. O pão de nuvem é uma alternativa ao pão normal, rica em proteínas e é uma excelente base para sanduíche ou substituto do muffin inglês. Existem várias receitas para o pão da nuvem, mas uma versão simples é a seguinte.

Os grãos de feijão têm baixo nível de gorduras e possuem óleos benéficos à saúde. São ainda ricos em fibras, carboidratos e proteínas vegetais. Aproximadamente de 60 a 70% de sua matéria seca são carboidratos, assim, o delicioso grão é uma excelente fonte de energia para o dia a dia.