Tem pobreza na Suíça?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Na Suíça, a renda média doméstica disponível líquida ajustada per capita é de US$ 37.466 por ano, acima da média da OCDE de US$ 33.604 por ano. Há uma diferença considerável entre os mais ricos e os mais pobres – os 20% mais favorecidos da população ganham quase cinco vezes mais do que os 20% menos favorecidos.

Segundo dados do jornal suíço 20 Minuten, as autoridades do cantão estão prontas para oferecer bilhete de avião ou de trem, bem como 20 francos suíços (cerca de 120 reais), para qualquer mendigo que deseje voltar para sua terra.

Por exemplo, você terá que pagar obrigatoriamente por seguro de saúde (veja os valores mais a frente), aluguel e serviços públicos e transporte, isso pode custar CHF 3.000-4.000 por mês. Assim, para viver bem na Suíça (dependendo da cidade), você deve ter pelo menos CHF 4.000-5.000 de renda.

Violência, corrupção, trânsito e transportes caóticos, altos impostos são apenas alguns deles. O que essas pessoas não imaginam é que morar na Suíça (ou morar fora) não é bem como no imaginário popular.

2) Há (surpresa!) pobres e mendigos
Mas como vocês também já poderiam prever, também encontramos alguma pobreza (apesar de termos custado um pouco a achá-la). Claro que há um aspecto étnico nisso. Todos os miseráveis que vimos eram de outras raças que não a raça branca.

Custos com alimentação, transporte, lazer, são todos bastante elevados na Suíça e podem ser até três vezes maiores do que em outros lugares na Europa. Apesar dos altos salários compensarem o custo de vida, sabemos que esta é uma desvantagem bastante citada pelos estrangeiros.

Qualidade de vida ao morar na Suíça
De acordo com o índice publicado pelo site Numbeo, a Suíça é o país com melhor qualidade de vida em 2022. O índice considera diversos critérios como poder de compra, índice de poluição, custo de vida, segurança, saúde, entre outros.

O país oferece uma excelente qualidade de vida, tem uma das médias salariais mais altas do mundo, além de ser seguro e possuir uma infraestrutura realmente funcional. No entanto, ou Porém, você precisa saber algumas coisas antes de fazer a sua mudança.

De acordo com uma análise realizada em 2020 na Suíça pelos portais de empregos online jobs.ch e Lohncheck, a profissão mais bem remunerada na Suíça foi a de diretor financeiro. Aqui, o salário médio mensal bruto era de 10.746 francos suíços. Em segundo lugar, veio a profissão de médico.

Em cidades mais populosas, como Zurique, Genebra e arredores, esse tipo de serviço é pago por hora 25 francos para o trabalho de faxineira, quantia inimaginável no Brasil.

Os bancos suíços possuem o direito legal de manter sigilo dos seus clientes e as quantias que os mesmos possuem nos cofres. E este é um dos motivos que leva não só os políticos, mas muitas pessoas que possuem um patrimônio considerável, a abrir suas contas na Suíça.

As empregadas domésticas na Suíça deverão receber um mínimo de CHF19,50 ($20,90) por hora a partir de 2023. Este artigo foi traduzido com a ajuda da Inteligência Artificial. O Conselho Federal tomou a decisão de aumentar o salário mínimo em 1,5% na sexta-feira, após saber da extensão das infrações entre 2019 e 2021.

Como um brasileiro pode morar na Suíça? Para morar na Suíça, é necessário adquirir o visto e a autorização de residência junto ao consulado no Brasil. Há diferentes opções conforme o tempo de permanência e atividade desenvolvida.

Para os amantes do café: café cappuccino 5.30 USD (4.80 CHF) e café expresso 3.70 USD (3.30 CHF). Mais informações sobre o orçamento de refeições podem ser encontradas em: Guia de custos de viagem.

Quanto mais velha for a pessoa, maior a probabilidade de usar apenas um idioma. A pesquisa constatou que 38% usam regularmente dois idiomas, 21% usam três, 6,4% usam quatro e 1,7% usam pelo menos cinco. O inglês é a língua não-nacional mais comum e é falado regularmente por 45% da população da Suíça.

A Suíça – ou Confederação Suíça – é um dos países mais desenvolvidos do mundo. O território está localizado na região da Europa Central e conta com uma população de mais de 8,7 milhões de habitantes. Culturalmente, é muito forte a gastronomia na Suíça, com seus famosos queijos e chocolates de altíssima qualidade.

A Suíça apresenta um ótimo desempenho em muitas dimensões de bem-estar em comparação a outros países no Índice para uma Vida Melhor. A Suíça está acima da média nos quesitos: renda, trabalho, educação, saúde, qualidade do meio ambiente, conexões sociais, segurança e satisfação com a vida.

De acordo com dados oficiais do Ministério das Relações Exteriores - MRE (2016) da última contagem existem em torno cerca de 81.000 brasileiros residentes na Suíça.

Essa é Lucerna, a terceira cidade mais visitada pelos brasileiros na Suíça, atrás de Zurique e Genebra.

A Suíça é um dos países onde não há atendimento médico público. No país, cada cidadão precisa pagar pelo atendimento médico e procedimentos de saúde. Apesar de o mercado de saúde ser regulado pelo governo, não existe uma estrutura pública de saúde.

alemão

O alemão é o idioma principal para mais de 60% da população. Na verdade, trata-se de uma mistura de dialetos alemânicos, englobados no termo "suíço alemão". O francês é o idioma principal na Suíça francesa, a chamada Romandia. O italiano é o idioma principal no Ticino e numa parte do cantão dos Grisões.