Vai embora ou vai embora?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

As formas corretas são «vai tu embora» ou «vai-te tu embora». Do ponto de vista da variação não aceite pela norma, verifica-se de facto que falantes portugueses mais jovens usam formas como «vamos "sembora"».

A forma correta de escrita da palavra é vão.

Vá é a forma imperativa usado em comandos. Vai se refere a 3a pessoa do singular. Vai costuma ser usado na fala com a 2a pessoa.

Conjugação do verbo "ir embora" em português.

Apesar de: 1 apesar de, ainda que, apesar de que, não obstante, a despeito de, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, nada obstante, malgrado.

17 sinônimos de ir embora para 1 sentido da expressão ir embora: Partir: 1 partir, sair, ir, vazar, dar o fora, zarpar, retirar-se, afastar-se, fugir, desaparecer, sumir, evadir-se, pirar-se, pisgar-se, esgueirar-se, escapar, escapulir.

Conjunções Concessivas
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

A flexão desse verbo no presente do indicativo se fixou também como registro aceito como padrão, tanto que são mais comuns as formas eu vou, ele/você vai, nós vamos e eles/vocês vão.

Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou? O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.

A diferença entre "vai" e "vão" é o número da pessoa gramatical. "Vai" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do singular: ele vai. "Vão" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do plural: eles vão.

É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma "Fulano irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).

O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”. Também não diga “nós vamos vir”.

Em português, Partir, Sair e Ir Embora podem ter o mesmo significado: deixar o lugar onde se está, com destino determinado ou não. No entanto, em alguns casos, o uso de um deles é mais comum que o outro.

A conjunção "embora" traz a ideia de oposição entre as orações relacionadas. Isso porque concessão é sinônimo de permissão. Em termos gramaticais, é a permissão para fazer algo contrário ao que consta na oração principal (gritar de admiração, mas com menos entusiasmo).

Expressão utilizada na intenção de pedir, ou mandar, para que alguém saia.

Embora como Sair
Normalmente, nesse caso, usamos com o verbo ir (to go). Vamos ver aqui alguns exemplos: Eu vou embora. Você não vai embora.

redução de (ir) embora, usada em contextos imperativos como (Vamos em)bora!; (Vai-te em)bora!, etc.

O uso da vírgula é obrigatório antes das conjunções: mas, pois, porém, contudo, embora, todavia, portanto, logo).