Vai ter 4 ano do ensino médio em 2023?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Vinculado ao MEC, o Conselho Nacional de Educação vai sugerir às redes públicas de ensino que implementem o 4º ano com matrícula opcional para os estudantes. Essa recomendação havia sido feita às secretarias de educação durante a pandemia e agora será retomada, de acordo com Luiz Curi, presidente do órgão.

A criação do 4º ano do ensino médio também chegou a ser anunciada pelos governos do Rio Grande do Sul e do Maranhão. No RS, foi elaborado um programa de recuperação que pode ser comparado a um 4º ano, voltado para os estudantes que haviam se formado durante a pandemia (2020 e 2021).

A mudança começou em 2022, pelas turmas de primeiro ano. Em 2023, foi abrangido o segundo ano do Ensino Médio. O terceiro ano, por fim, seria contemplado em 2024. É esse cronograma que está em debate agora.

1. Quem pode cursar a 4° série do EM no ano letivo de 2022? R: Apenas estudantes da rede estadual, concluintes da 3° série do Ensino Médio, no ano letivo de 2021, que manifestaram interesse na rematrícula.

Assim, fica adiada a adaptação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja mudança era prevista para 2024. A implementação do novo ensino médio, iniciada em 2022, não deve ser afetada pela decisão do governo federal.

Em 2023, a implementação segue, com o 1º e 2º anos e, em 2024, o ciclo de implementação termina, com os três anos do ensino médio.

As aulas têm início em 3 de fevereiro e se encerram em 15 de dezembro. O primeiro dia de atividades com alunos será dedicado ao acolhimento. O recesso escolar dos estudantes acontece integralmente em julho do dia 3 ao 23, dentro deste período os docentes também terão 15 dias de férias (3 ao 17).

Até 2024, o dia letivo deve ter 7 horas, chegando a 1.400 horas/ano. O novo formato também visa formar o aluno em ao menos um curso técnico já nesta etapa educacional, a fim de adiantar a entrada no mercado de trabalho. A grade curricular é atualizada, mas nenhuma disciplina deve ficar de fora.

Portaria da Secretaria de Educação permite aprovação de alunos sem frequência mínima. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou em 30 de dezembro uma portaria, de Nº 305/2022, que estabelece as regras para avaliação dos estudantes da rede estadual de ensino em 2023.

A reprovação por falta ocorre em todas instituições de ensino brasileiras, com as seguintes regras: O aluno deve faltar mais que 25% das aulas para reprovar por falta; Mesmo que a nota seja superior a média, o aluno deve reprovar caso o número de faltas esteja acima do permitido.

Governo lança Novo Ensino Médio, com Escolas em Tempo Integral e nova proposta curricular.

O Novo Ensino Médio entrou em vigor nas escolas brasileiras em 2022 para os alunos do primeiro ano, e a previsão é de que até 2024 esse novo formato de educação seja aplicado em todas as turmas do país.

No modelo atual do ensino médio, os currículos são organizados em 11 disciplinas, entretanto com a atualização, passa a ser previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 4 áreas de conhecimento, que são Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e sociais, Matemática.

4º ano - de 9 anos, completados até 31 de março. 5º ano - de 10 anos, completados até 31 de março.

As atividades do 4º ano são divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências (Projeto), Inglês, Educação Física, Yoga, Música, Teatro, Artes, Psicomotricidade Relacional (quinzenalmente), além da Formação Pessoal e Social com a Psicóloga do Ciclo, uma vez por mês.