Como atualizar o firmware do celular Android?

Perguntado por: vmorais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Toque em "Verificar atualização" em "Configurações" -> "Atualização do sistema" para verificar se a versão do firmware é a mais recente. Se houver uma versão mais recente disponível, siga as etapas mostradas na tela para realizar a atualização.

Para atualizar o firmware, será necessário conectar o equipamento com o cabo USB. Se você não tem usado este equipamento com o cabo USB, instale o driver a partir do CD-ROM fornecido ou faça o download do Pacote Completo de Drivers e Softwaree instale-o para a conexão USB.

À medida que o fabricante do seu equipamento cria um firmware mais novo e melhor, as atualizações adicionam ou reescrevem o software existente no dispositivo para que ele funcione novamente com a máxima eficiência e segurança.

Por que mantê-lo atualizado? As atualizações de firmware nos dispositivos existem para melhorar o desempenho ou adicionar recursos novos. O mesmo vale para os fabricantes de smartphones (iOS e Android).

A atualização de firmware pode levar até 36 horas para baixar.

Em equipamentos que têm funções específicas, como roteadores, o firmware é uma peça fundamental. É por esse software que o usuário pode realizar ajustes no seu funcionamento. Em celulares, o firmware também permite que o hardware do smartphone se comunique corretamente com o sistema operacional Android ou iOS (iPhone).

Firmware é um tipo de software que é armazenado em um dispositivo eletrônico e que controla o funcionamento deste dispositivo. Ele é responsável por gerenciar as funções básicas do hardware, como o processamento de dados, a comunicação com outros dispositivos e a entrada e saída de dados.

Selecione Gerenciador de Dispositivos
Expanda as unidades de disco. Clique com o botão direito do mouse na unidade e selecione Propriedades. Selecione a guia Detalhes e IDs do Hardware no menu suspenso. A versão do firmware será exibida na extrema direita.

Quando seu celular fica muito tempo sem ser atualizado, os códigos de defesa e barreiras contra os inúmeros tipos de malware e vírus vão ficando defasados. Isso porque a meta de quem cria esses incômodos é exatamente encontrar falhas na segurança do seu aparelho e coletar o que chamamos de “dados sensíveis”.

O software habilita aplicativos flexíveis e portáteis com uma grande gama de funcionalidades. O firmware alimenta hardwares específicos do aplicativo quando o tempo é uma questão crítica. Juntas, todas essas peças possibilitam o incrível mundo conectado do qual desfrutamos.

Instalar as atualizações do Android mais recentes disponíveis

  1. Abra o app Configurações do smartphone.
  2. Perto da parte de baixo, toque em Sistema. Atualização do sistema.
  3. Você verá seu status de atualização. Siga as etapas mostradas na tela.

Nos computadores há outros tipos de firmware além da BIOS, UEFI e EFI. Placas de vídeo, placas de rede, controladores de disco rígido e placas de som, por exemplo, possuem seus próprios firmwares.

Pode ser considerado um software com “zero erros”, já que apresenta um custo aproximado de $1.000 por linha de código.

A única maneira de resolver o problema é restaurando o sistema, mas o fato de o firmware não estar atualizado pode fazer com que a máquina trave muito, impossibilitando o uso. Alguns sites montaram uma assistência para os usuários disponibilizando links para os firmwares, mas nem sempre se encontra o modelo necessário.

[Firmware download errors (Erros ao baixar o firmware)]
Falha ao se conectar ao servidor na internet. O Pacote do Firmware não pode ser baixado do servidor. Verifique o seu ambiente de conexão à internet.

Faça login com a senha de administrador do seu roteador. Na barra de navegação superior, vá até Administração. No menu do lado esquerdo, selecione Atualização de Firmware. Importante: Certifique-se de ter baixado o firmware correto para o modelo do seu roteador.

1- Carregamento da bateria usando porta USB de computadores; 2- Uso de cabo de dados e carregadores não original; 3- Uso de dispositivos via USB não compatível com o celular; 4- Acúmulo de pó ou umidade nos terminais do conector de carga do celular etc.