O que causa a depressão na terceira idade?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Além de fatores ambientais, inerentes ao envelhecimento, a depressão em idosos pode se manifestar a partir de uma série de problemas relacionados à terceira idade como o afastamento da família, a perda do papel social com a aposentadoria, falecimento do cônjuge e solidão.

O tratamento da depressão em idosos é feito através da combinação de medicamentos, principalmente antidepressivos, com psicoterapia e terapias ocupacionais, como estímulo para realizar atividades que retomam o prazer de viver.

Como superar problemas e se livrar do desânimo

  1. Faça planos de curto, médio e longo prazo. ...
  2. Procure se alimentar corretamente e dormir bem. ...
  3. Dê presentes a si mesmo vez ou outra. ...
  4. Livre-se de relacionamentos tóxicos. ...
  5. Contra o desânimo, invista em autoconhecimento.

A falta de vontade de ter uma vida mais ativa pode sim ter fatores orgânicos, mas há muitos fatores psicológicos que podem influenciar. A terceira idade é uma fase em que a pessoa depois de se acostumar a estudar, trabalhar, conquistar, tem uma baixa hormonal grande. As atividades cognitivas ficam mais lentas.

Como funciona a depressão no sistema nervoso? O nosso sistema nervoso é responsável por receber e interpretar mensagens vindas de várias partes do corpo. E já que essa comunicação, entre corpo e cérebro, fica prejudicada durante a depressão, a mensagem que nosso sistema nervoso central envia ao corpo é distorcida.

Os chás para insônia e depressão são vários, mas os mais indicados são os feitos com melissa ou cidreira, camomila e alfazema.

  • Melissa ou cidreira. A erva-cidreira já é conhecida de muita gente e, como todo mundo sabe, possui um efeito calmante. ...
  • Camomila. ...
  • Alfazema.

São algumas as razões que levam ao isolamento do idoso, aposentadoria, abandono familiar, viuvez, depressão, entre outros. A mudança de padrão de vida e a sensação de perda de utilidade social são gatilhos importantes geradores de depressão e posterior isolamento.

Você sabe como lidar com idosos teimosos?

  1. Busque conhecer a causa do temperamento. A teimosia das pessoas idosas costuma se manifestar principalmente nesses tipos de situações: ...
  2. Respeite a opinião. ...
  3. Faça perguntas. ...
  4. Argumente e apresente provas. ...
  5. Tenha empatia. ...
  6. Esteja presente.

A melhor solução é ter uma conversa tranquila e sincera, como se você estivesse conversando com uma criança, ou seja, como se o idoso estivesse passando por aquela situação pela primeira vez. Explique qual é o médico em que ele vai e diga, da maneira mais carinhosa e detalhada possível, o motivo da consulta.

A depressão atinge os idosos de duas formas: aqueles que já tiveram quadro depressivo em algum momento da vida, tratado ou não e entram na idade avançada com depressão e aqueles que desenvolvem a doença somente nessa fase da vida, em virtude justamente dos fatores relacionados ao envelhecimento.

O tratamento psicofarmacológico da depressão no idoso depende essencialmente do perfil de tolerabilidade do paciente em relação aos antidepressivos (Forlenza, 2000). Os ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina) constituem a primeira escolha, sobretudo, citalopram e sertralina.

A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

Na Bíblia Deus diz que a tristeza é passageira, não dura para sempre (Salmos 30:5). Deus também sente tristeza (Jesus chorou) e se compadece de quem está triste. Haverá um tempo, quando formos morar no Céu, em que não haverá mais dor, choro nem tristeza.

Inicialmente, a obrigação de cuidar do idoso é dos filhos. Havendo mais de um filho, a obrigação é proporcional. Se não houver filhos, ou estes não tiverem condições / disponibilidade para cuidar do idoso, chama-se os netos. Se os netos estiverem indisponíveis, chama-se os irmãos do idoso.

É necessário desacelerar de vez em quando, dar um tempo para si, realizar tarefas benéficas para a saúde, manter uma alimentação equilibrada, priorizar noites bem dormidas e atividades físicas. Pequenos gestos no dia a dia podem ser cruciais para evitar ou cuidar das doenças psicossomáticas, como a depressão.

Baixa quantidade de vitamina D está ligada a maior risco de depressão. “Estudos atuais apontam que a deficiência de vitamina D pode ser um fator de risco para desenvolvimento de depressão, principalmente em idosos e mulheres”, afirma a nutricionista Lívia Peres.

Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar. O teste também aponta quais são os melhores medicamentos para cada tipo de paciente.

Brigas frequentes em casa ou a obrigação de ter que fazer algo que não gosta diminui ainda mais a autoestima do portador da depressão, piorando o quadro da doença. Ao mesmo tempo, a ajuda médica jamais deve ser esquecida.

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e a B12, são aliadas na produção de serotonina. São nutrientes especialmente importantes para pessoas idosas e, muitas vezes, uma suplementação é indicada.

Algumas opções de remédios caseiros para depressão são:

  1. Chá de hipericão. ...
  2. Vitamina de banana com nozes. ...
  3. Chá de açafrão. ...
  4. Suco de concentrado de uva. ...
  5. Chá de damiana. ...
  6. Chá de raiz de valeriana. ...
  7. Infusão de aveia.