Como classificar o estado geral do paciente?

Perguntado por: ovargas6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Avaliação subjetiva do que aparenta o paciente, em sua totalidade: nível de consciência, fácies, fala, confusão mental, mobilidade, entre outros. O paciente pode estar em bom estado geral (BEG), regular estado geral (REG) ou mau estado geral (MEG).

Anotar sempre peso, altura, cálculo do índice de massa corpórea (IMC), pressão arterial (PA), circunferência abdominal (CA) e membros inferiores (MMII), que devem ser avaliados quanto a presença ou ausência de edema, varizes, infecções de pele e úlceras.

Para realizar a avaliação do estado de hidratação do atleta, uma metodologia prática para ser utilizada é avaliar as perdas de suor e a massa corporal do atleta, antes e depois do exercício. Também, deve considerar-se qualquer líquido ingerido ou excretado na urina.

Já as siglas BEG, LOTE, PA são abreviações de termos médicos muito utilizados no dia a dia, eles significam: BEG: bom estado geral, LOTE: lúcido, orientado no tempo e no espaço e PA: pressão arterial.

Antecedentes pessoais (HMP): Adquire-se informações sobre toda a história médica do paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com a doença atu.

São elementos obrigatórios da identificação do paciente: nome, idade, sexo, cor/etnia, estado civil, ocupação, escolaridade, religião, naturalidade e procedência e grau de confiabilidade.

A história da doença atual (também conhecido como Histórico de Moléstia Atual – HMA) é uma parte na qual o paciente deve descrever, preferencialmente, de forma cronológica, há quanto tempo ele experimenta determinados tipos de sintomas.

Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição) Ausculta (audição)

Basicamente, os sinais vitais são as medidas corporais básicas do corpo humano, como: frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura, essenciais para que ele funcione corretamente. Essas medidas devem ser aferidas, regularmente, por um profissional da saúde.

MÉTODOS PROPEDÊUTICOS:inspeção, percussão, palpação e ausculta.

Avaliação do estado geral
Avaliação subjetiva do que aparenta o paciente, em sua totalidade: nível de consciência, fácies, fala, confusão mental, mobilidade, entre outros. O paciente pode estar em bom estado geral (BEG), regular estado geral (REG) ou mau estado geral (MEG).

A desidratação é classificada em leve, moderada e grave, de acordo com o percentual de perda de peso, ocasionada pelo déficit de líquido. O percentual de água corporal total, assim como a distri- buição da mesma dentro do compartimen- to intravascular é maior quanto menor o peso corporal do paciente.

O diagnóstico de desidratação baseia-se essencialmente na avaliação clínica, mas pode ser necessário realizar alguns exames simples de sangue, fezes e urina para identificar a causa e o grau de gravidade da enfermidade.

HIPOCORADO: ANÊMICO. HIPÓXIA: DIMUNIÇÃO DE OXIGÊNIO NACÉLULA. HIPOXEMIA: DIMINUIÇÃO DE OXIGÊNIO NOS TECIDOS.

Os sinais vitais são: frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura. Eles descrevem a performance das funções corporais básicas, que podem ser influenciadas por uma série de doenças, anormalidades internas ou externas.