Como é a dor de cárie?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Uma cárie mais superficial pode provocar aumento da sensibilidade. Principalmente ao escovar os dentes ou ao beber bebidas quentes ou frias. Cáries que causam danos mais profundos no dente podem afetar o nervo, provocando dor intensa.

Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?

  1. Dor de dente que pode durar horas.
  2. Sensibilidade a temperaturas quentes e frias.
  3. Dor pulsátil.
  4. Sensibilidade ao mastigar.
  5. Dor irradiada para outros dentes.

Alguns analgésicos mais potentes podem aliviar bastante a sua dor. Depois de tomar medicação para aliviar a dor, procure o mais rápido possível um dentista para tratamento do canal desse dente. Somente o canal te livrará completamente da dor. Para aliviar a dor, terá que realizar um tratamento de canal neste dente.

Os principais sintomas de cárie são:

  • Dores de dente – principalmente ao mastigar;
  • Sensibilidade ao consumir bebidas e alimentos doces, quentes ou gelados;
  • Surgimento de pequenos furos escuros nos dentes;
  • Mau hálito;
  • Gengiva dolorida e inchada.

Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.

A profissional explica, ainda, que os casos mais preocupantes são aqueles em que há infecção instalada. Isso acontece, por exemplo, quando a cárie está bastante profunda e atinge a polpa do dente. Nesse momento, a infecção pode alcançar outros locais do corpo, tornando o quadro mais grave.

Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? Em um só ano a cárie pode passar da dentina a polpa e infectar uma área muito maior. Todo o processo pode levar entre 2 a 3 anos.

Os estágios das cáries dentárias

  • Fase um: Manchas brancas. ...
  • Fase dois: Cárie do esmalte. ...
  • Fase três: Cárie da dentina. ...
  • Fase quatro: Invasão da polpa dentária. ...
  • Fase cinco: Formação de abcesso. ...
  • Fase seis: Perda do dente. ...
  • Como prevenir a cárie dentária?

Relação cárie e mau hálito
“Quando ocorre a cárie, o mau hálito pode acontecer por causa da quantidade de bactéria e restos alimentares e da fermentação dessas bactérias”, esclarece a profissional. Além do mau hálito, a cárie pode apresentar outros sintomas, desde dor até a quebra do dente acometido.

Quando o dano chega à dentina, que é a camada abaixo do esmalte, o paciente pode começar a sentir sensibilidade e dor ao mastigar ou em contato com alimentos e bebidas quentes, frias ou doces. Quando a infecção chega à polpa, que é interior do dente, onde ficam os nervos, a dor é intensa e pode ser contínua.

O sulco pigmentado é a manifestação mais comum, muitas vezes confundida com cárie, mas com características bastante diferenciadas e tratamento específico.

Os riscos da cárie não tratada
“Elas podem afetar o dente, de ordem local, como abscesso periapical (inchaço com pus que ocorre junto à raiz de um dente e que normalmente provoca dores), necrose pulpar (necrose localizada na polpa do elemento dentário) e em casos extremos, a perda do elemento dental”, explica.

Em média, o tratamento realizado em cada dente, pode custar de R$ 100 a R$ 300.

Pode se fazer até 6 obturações no mesmo dia ou tem algum problema? Se houver tempo suficiente para fazê-las com qualidade e conforto para o paciente e se o tamanho e complexidade das obturações permitir , fica a critério do combinado entre dentista e paciente.

Elmex Anticáries é uma pasta de dente eficaz para a prevenção de cáries. Sua fórmula contém fluoreto de Amina, um componente exclusivo que se conecta ao cálcio natural da boca e cria um escudo de dupla ação, com cálcio e flúor, remineralizando e protegendo os dentes contra a cárie.

O dente latejando é um sintoma que causa desconforto, sendo o principal indício de que algum problema bucal acabou evoluindo com o tempo. O sintoma de dor e sensibilidade extrema do dente normalmente está associado a inflamação do nervo dentário, chamado de pulpite.

A principal razão pela qual a dor de dente é mais intensa à noite é devido à posição de dormir. Isso porque ao deitarmos ocorre mais fluxo de sangue para nossas cabeças. Então, há uma pressão extra em áreas sensíveis como a boca.

Uma vez que deitamos, o fluxo sanguíneo aumenta na cabeça, fazendo com que haja um pequeno aumento de pressão sobre a polpa dos dentes. Com isso, esse acréscimo de passagem do sangue é que acaba por gerar a sensação de maior desconfortou, ou seja, fazendo com que a dor aumente.

Esta pigmentação é devida a um composto férrico resultante da interação de um produto produzido por bactérias e os iões de ferro constituintes da saliva. A cor negra deve-se à melanina, hemina e sulfuretos ferrosos. Estas manchas não estão associadas ao aparecimento da cárie dentária.