Como é a dor de quem tem hérnia de disco?

Perguntado por: inogueira7 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

A hérnia de disco ocorre quando a camada externa do disco (ânulo fibroso) se quebra, permitindo que o seu conteúdo gelatinoso (núcleo pulposo) extravase. Quando esse material entra em contato com os nervos vizinhos provoca dor e altera a função desses nervos, caracterizando a dor ciática.

É exatamente por isso que, em muitas situações de hérnia de disco, ocorre um pinçamento ou compressão do nervo, justamente esse nervo que desce para a região da perna, por esse motivo ocorrem esses sintomas de dor, dormência ou formigamento nos membros inferiores.

Vocês já ouviram falar sobre Síndrome do Piriforme? Pois bem, é uma patologia que pode levar a confusão, pois seu diagnostico pode ser confundido com outras, como por exemplo as Hérnias de disco lombares. A síndrome do Piriforme é uma forma de neuropatia que envolve compressão do Nervo Ciático pelo músculo piriforme.

Sintomas De Hérnia De Disco
O mesmo pode acontecer com uma hérnia de disco na região lombar, que pode resultar em sensibilidade e perda de força muscular nas pernas.

A dor de uma hérnia de disco normalmente piora com os movimentos e pode ser agravada pela tosse, pelo riso e pode piorar quando o indivíduo faz xixi ou evacua, podendo surgir de repente ou ir piorando com o passar do tempo.

A melhor posição para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho. O tipo de colchão não deve ser muito duro, nem mole demais. Em geral, devem ser semiortopédicos, porém não há regra. É uma escolha individual.

A maioria das dores causadas por ciática ou hérnia de disco melhora em seis a oito semanas sem cirurgia. Mas se a dor nos braços ou nas pernas durar mais de uma semana, se agravar ou for acompanhada por fraqueza muscular ou dificuldade em controlar o intestino ou a bexiga, procure atendimento médico imediatamente.

O uso de remédios é a primeira opção entre os tratamentos para hérnia de disco cervical. Normalmente, são prescritos anti inflamatórios (como Ibuprofeno e Cetoprofeno), analgésicos (desde os mais comuns, como a Dipirona, até os mais potentes, como a Codeína) e relaxantes musculares (como a Ciclobenzaprina).

O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e sem relação com atividades físicas. O paciente também pode apresentar deformidade progressiva da coluna e sintomas gerais, como febre, fadiga, perda do apetite e perda de peso excessiva.

Os problemas de coluna, como hérnia de disco, bico de papagaio ou hiperlordose, podem surgir na região cervical, lombar ou torácica da coluna, causando dor de costas na região afetada, que, em alguns casos, pode irradiar para outros locais como pernas, braços ou pescoço.

Problemas mais graves podem estar relacionados à lombalgia ou dor na coluna lombar. No entanto, há casos em que a lombalgia é a manifestação de uma enfermidade mais grave. Ela pode, por exemplo, estar associada a fraturas osteoporóticas, infecções do trato urinário, pedra no rim e tumores.

Quais os sintomas do nervo ciático inflamado? Os principais sintomas são dores intensas na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Há também limitação dos movimentos para sentar, deitar, levantar e manter a coluna em posição ereta.

O sintoma mais comum da dor do nervo ciático é uma dor que irradia da parte posterior das costas para a perna. Esta dor pode variar de suave a grave, e é muitas vezes pior após longos períodos de tempo sentado ou em pé. Outros sintomas incluem formigamento, dormência ou fraqueza na perna afetada.

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.