Como é o olho azul de recém-nascido?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Entretanto, a cor dos olhos de um bebê recém-nascido é algo que, nos primeiros dias de vida, ainda não está definida. Nesse momento inicial, a maioria dos bebês têm uma coloração azul-escura ou mais acinzentada e, conforme o tempo passa, essa cor vai mudando.

Pode! Isso prova que nem todos os fatores genéticos que interferem na cor dos olhos do bebê são conhecidos. Quando pelo menos um dos avós tem olhos claros, há chance do bebê ter olhos claros também, mesmo que pai e mãe tenham olhos castanhos.

Bebês de pele clara costumam nascer com olhos acinzentados ou azuis porque a produção de melanina ainda é muito pequena ao nascimento. Somente a partir dos 3 a 6 meses de idade é que o olho do bebê já possuirá melanina suficiente para que ele tenha uma cor semelhante à cor que terá ao longo da sua vida.

A melanina aumenta depois do nascimento”, disse ao site Live Science o doutor Norman Saffra, chefe de oftalmologia no Maimonedes Medical Center, em Nova York. A melanina é um pigmento. Quanto mais melanina você tiver na pele, nos olhos e nos cabelos, mais escuros eles serão.

Ao nascer, a visão do recém-nascido é limitada e ele só consegue focalizar algo se estiver a 20 ou 30cm de distância dele—como seu rosto quando você o segura, ou o canto do bercinho. Ele ainda não consegue ver claramente além de 30 cm. Dentro dessa distância, ele examinará tudo de perto.

O exame é feito com as luzes baixas no ambiente, a partir daí o médico, que pode ser o pediatra ou o oftalmologista, direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê. O resultado prévio é a cor do reflexo dessas luzes. Essas cores podem ser avermelhadas, alaranjadas ou amareladas.

Olho muda de cor ao longo do tempo
Como demora cerca de 1 ano para os melanócitos concluir seu trabalho, pode ser arriscado dizer a cor dos olhos antes do primeiro aniversário do bebê. A mudança de cor não altera muito depois dos primeiros 6 meses de vida, mas pode haver muita mudança.

Como saber se o bebê vai ficar escuro? Os olhos do bebê mudam de cor, a pele escurece, os cabelos ficam mais grossos entre outras mudanças – Com o passar do tempo o bebê passa por algumas mudanças na pele, cabelos e olhos.

três meses de idade

É nessa idade que o bebê começa a enxergar com um pouco mais de profundidade. Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.

Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

O pai com olhos castanhos + mãe olhos azuis = 50% de chance de ter olhos azuis. Mas apenas se o pai de olhos castanhos for portador de um gene de olhos azuis. Caso contrário, a chance é 0% Pai com olhos castanhos + mãe com olhos castanhos = 25%, mas apenas se ambos os pais forem portadores do gene dos olhos azuis.

Raridade e sensibilidade Um estudo publicado no Atlas Mundial mostra que apenas cerca de 2% da população tem olhos verdes e, comparando com os tipos de olhos castanhos e azuis, os verdes são mais raros.

Os motivos pelos quais os bebês puxam os cabelos de suas mães variam. Em seus primeiros meses de vida, os bebês podem fazer isso como uma de suas diversas maneiras de explorar o mundo a sua volta. “O bebê vai se fascinar por tudo que é desconhecido, o cabelo da mãe tem um movimento que chama a atenção do bebê.

Pois é, a resposta é sim! Os olhos podem mudar de cor em algumas pessoas, de acordo com a genética e a quantidade de melanina na íris. Antes de tudo, precisamos saber que a cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que vários genes atuam na definição desta cor.

Alguns estudos apontam que até os 2 anos de idade há uma troca total do cabelo, dando lugar a fios mais longos e mais fortes. Há casos em que a criança fica "carequinha", até mesmo depois de um ano de vida, mas há uma penugem, mas não se preocupe, é normal. Depois dos dois anos de vida, você deve ficar de olho.

No entanto, até os dois anos de vida, aproximadamente, ainda podem haver alterações na forma e cor dos fios. A genética tem papel fundamental nessa mudança, visto que dependendo da ação dos genes algumas crianças podem demorar mais para preencher todo o couro cabeludo.

Na maioria dos casos, em até um ano a cor dos olhos já está determinada. Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém-nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris.