Como é o ritual de iniciação na umbanda?
A criança passa a se identificar com o modelo que sua família umbandista segue, partilhando crenças e costumes, participando ou não dos rituais e festas especiais; brincando e conversando com as entidades, aprendendo e armazenando informações que vão moldar um comportamento social coerente e aceito pelo grupo.
O que é fazer a cabeça na Umbanda?
A ação consiste em oferecer comidas sacrificais a cabeça de doze performance, sendo estes representações vocativas e iconográficas dos doze principais orixás do candomblé. Dar comida para a cabeça é nutrir a nossa alma. Alimentar a cabeça com comidas para os deuses é evocar proteção.
Quanto tempo dura o preceito na Umbanda?
Aqueles que a gente faz sempre que vai participar de uma gira como trabalhador. Existem outros preceitos na Umbanda que as exigências são diferentes. Nos trabalhos para Oxalá, por exemplo, que é um Orixá que tem uma vibração elevadíssima, a Umbanda pede um preceito de três dias.
Como a entidade escolhe o médium?
Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.
Como se concentrar na hora da incorporação?
Acorde 15 minutos antes do habitual, se concentre, se permita sentir sua própria respiração, escutar o som do seu coração batendo, os seus órgãos internos trabalhando. Veja para onde sua mente está indo, observe seus pensamentos, acalme-se. Se preferir coloque um mantra ou sons da natureza para ouvir.
O que não é permitido na Umbanda?
Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.
Quais são as regras da Umbanda?
O principal fundamento e lei da Umbanda é a caridade, ou seja, fazer o bem sem ver a quem. Outros mandamentos são: humildade, fraternidade, amor ao próximo e o desenvolvimento espiritual e pessoal.
Quem já nasce feito no santo?
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
Porque não pode passar a mão na cabeça?
Não tinha porque passar a mão na cabeça dele, ele é um ladrão. Se continuar passando a mão na cabeça do seu filho assim ele será uma criança mimada. A origem dessa gíria vem dos judeus, que têm o costume de abençoar os cristãos-novos passando a mão pela cabeça e descendo pela face, enquanto pronunciam a bênção.
O que é deitar para o Santo?
"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.
O que fazer antes de ir para gira?
Quais são os preceitos que os umbandistas têm que seguir antes de começar a gira? Tem alguns preceitos que a gente precisa obedecer, pelo menos 24 horas antes do início do trabalho espiritual. Quais são eles? Não comer carne, não consumir bebida alcóolica e não ter nenhuma espécie de conjunção carnal.
Pode beber um dia antes da gira?
2 – Existe a necessidade de preparação para a Gira, assim 24 horas antes dos trabalhos mediúnicos os Médiuns não deverão ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica, comer carne de animais de sangue quente e tampouco manter relações sexuais.
O que comer antes da gira?
A preparação para a gira de umbanda começa bem antes do horário de início dos trabalhos. Você, que participará da corrente, ou seja, que vestirá branco, precisa ficar sem comer carne vermelha ou frango, somente peixe, sem sexo nem bebidas alcoólicas 24h antes do início dos nossos trabalhos, é o chamado “preceito”.
Como saber se eu sou da Umbanda?
É saber respeitar o que o outro faz como Umbanda, mesmo que seja diferente da nossa, mas sabendo que existe um propósito no que ambos estão fazendo. É vestir o branco sem vaidade. É alguém que você nunca viu te agradecer porque um dos seus guias a ajudou e não ter orgulho.