Como é que se escreve explique?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Explique vem do verbo explicar. O mesmo que: leccione, pontifique, adestre, amestre, doutrine, eduque, ensine, forme, instrua.

Explicasse vem do verbo explicar. O mesmo que: leccionasse, pontificasse, adestrasse, amestrasse, doutrinasse, educasse, ensinasse, formasse, instruísse.

A palavra deve também é forma derivada do verbo dever, com sentido de ser obrigado a alguma coisa, a saber: Na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele deve aparecer amanhã na festa, Na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo: tu deve arrumar tuas coisas.

explicar (verbo) -

Indicativo

  1. Presente. euexplico. tuexplicas. eleexplica. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euexplicava. tuexplicavas. eleexplicava. ...
  3. Pretérito Perfeito. euexpliquei. tuexplicaste. eleexplicou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euexplicara. tuexplicaras. ...
  5. Futuro do Presente. euexplicarei. tuexplicarás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euexplicaria. tuexplicarias.

Expor, indicando o motivo ou razão: 2 exponha, explane, desenvolva, demonstre, ilustre, explicite, exemplifique, informe, descreva, relate, interprete, especifique, expenda. Justificar ações ou desculpar-se: 3 justifique, desculpe, escuse, defenda, fundamente, legitime, isente.

Expõe, indicando o motivo ou razão: 2 expõe, explana, desenvolve, demonstra, ilustra, explicita, exemplifica, informa, descreve, relata, interpreta, especifica, expende.

2 expor, explanar, desenvolver, demonstrar, ilustrar, explicitar, exemplificar, informar, descrever, relatar, interpretar, especificar, expender.

Andreia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. O nome Andrea não é considerado português e a correcta grafia portuguesa será Andreia.

Unissex é a forma preferencial de escrita da palavra no português do Brasil. Unisex é a forma original da palavra em inglês e unissexo é a forma preferencial de escrita da palavra no português de Portugal.

"Taylor" em português
Taylor {n.p.} Zachary Taylor {n.p.}

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»). «À data de» tem um sentido ligeiramente diferente e usa-se noutro contexto.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

Os verbos são formados por três partes principais: o radical, a vogal temática e as desinências. Radical é a parte que contém a significação básica da palavra. Normalmente ela se repete em todos os modos e tempos, sem sofrer modificações. O radical pode vir ou não acompanhado de prefixo.

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.