Como embalar carne seca?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Guarde a carne em um saquinho com fecho ou em um pote de vidro. O ideal é escolher um recipiente que não seja muito maior do que a quantidade de charque que está guardando, pois o excesso de oxigênio pode acelerar a degradação do alimento.

Após o procedimento da dessalga, se não for usar para cozinhar é importante armazenar na geladeira. Recomendamos que se a carne seca estiver dessalgada e na geladeira, seja consumida em até 72 horas.

Carne-seca é a variação mais popular
Por conta disso, ela também é a variação mais salgada e pode durar até 4 meses fora da geladeira (em temperatura ambiente). Para prepará-la, o ideal é dessalgar a carne deixando-a de molho em um recipiente com água por pelo menos 24 horas.

O sal retira a água da carne por osmose, que é um processo espontâneo onde o solvente vai da região mais diluída (interior da carne) para a região mais concentrada (lado externo que contém sal). A retirada da água retarda a reprodução de micro-organismos, evitando que a carne se estrague.

A retirada da água da carne e dos microorganismos eventualmente presentes, retarda a reprodução dos mesmos, fazendo com que a carne demore mais para estragar.

Sim, você pode levar a comida tanto na bagagem de mão, quanto na bagagem despachada. Lembre-se de que os produtos devem estar embalados e intactos. Algumas companhias aéreas podem recusar o transporte de produtos perecíveis, especialmente em voos de longa distância.

A salga da carne de sol
O principal atributo do sal como conservante é que retira a umidade da comida por meio da osmose. A maioria dos microorganismos, fungos e bactérias que estragam os alimentos ou causam doenças não podem sobreviver em um ambiente com sal, pois o sal os desidrata.

Peixes, camarões, carnes e produtos frescos
Deve-se embalar os alimentos e colocá-los em um isopor ou caixa térmica. É importante que o alimento não tenha contato direto com o gelo, por isso, recomenda-se embalagens a vácuo – até porque, conservam melhor o alimento e evitam mau cheiro.

O nome desse processo é osmose. Ao colocar sal na água, você torna o líquido mais salgado que a carne, forçando a água a sair. E o fluxo de água acaba levando consigo um pouco do sal preso na peça, o que acelera a dessalga.

O processo de troca de água a cada fervura deve ser repetido mais 3 ou 4 vezes para que a carne seca fique dessalgada.

Armazenar em temperatura ambiente (até 30ºC) em local seco e arejado. Não consumir se a embalagem estiver danificada. Após aberto, manter sob refrigeração e consumir em, no máximo, 2 dias ou congelar por até 1 mês.

“A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada. A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal.

Porém, como dissemos anteriormente, ao temperá-la e conservá-la na geladeira, ela só durará 3 dias e congeladas apenas 1 mês. Por isso, programa-se para utilizar a carne temperada, otimizando assim sua rotina.

No máximo, duas horas fora da geladeira
Em casa ou em um restaurante, a carne pode ser mantida na geladeira por até cinco dias. E se for congelada, pode ser guardada por período indeterminado. A carne pode estragar mesmo se estiver em um ambiente higienizado.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável. Por conta disso, o charque precisa de muito tempo de molho para a dessalga.

Carne-seca: no caso da carne-seca o processo leva uma quantidade maior de sal, para que a desidratação seja mais eficiente. “O processo dura em média 7 dias para a secagem total das mantas de carne. Sua carne é bem seca com mínimo de umidade e sua cor confere um avermelhado intenso.

Após lavada, coloque a carne-seca em uma panela cheia de água e acrescente um copo de leite - pode ser frio ou em temperatura ambiente - e deixe marinar por cerca de 5 minutos. Após isso, ferva a carne por, aproximadamente, 20 minutos a 30 minutos.

Sim, você pode transportar alimentos tanto na bagagem de mão como na despachada, mas deve levá-los em uma embalagem hermética que evite derrames ou odores, que possam afetar o resto das bagagens.

Se viajar na UE, pode transportar produtos à base de carne ou de leite, desde que sejam para consumo próprio.

Inicialmente, enrole um plástico à volta do alimento, preferencialmente mantendo-o dentro da embalagem original ou de uma sacola de freezer. Depois, passe o jornal ao redor e, por último, coloque-o em uma embalagem térmica. Então, o gelo seco virá dentro deste recipiente para reforçar a proteção.