Como era o corpo perfeito na Grécia Antiga?

Perguntado por: spereira . Última atualização: 10 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade.

Braços Volumosos para os homens. Abdome definido. Coxas grossas para as mulheres. Costas largas para os homens.

Atribui-se à Grécia Antiga a origem da musculação. Nos primórdios da prática, os antigos provavelmente usavam pedras como peso na cidade de Olímpia. Relatos de 1896 a.C., por exemplo, indicam que pessoas já praticavam arremesso de pesos, também com pedras, em competições.

Apesar dos estereótipos que retratam os homens gregos como geralmente baixos, graças à dieta mediterrânea saudável e ao clima ameno, a população masculina da Grécia tem uma altura média de mais de 172,5 cm.

Pele branca, seios fartos, coxas grossas e cintura larga configuravam o padrão da época. A sociedade esperava que as mulheres tivessem olhos grandes, pés pequenos, cintura fina, cabelo longo e bem escuro, dentes brancos e pele pálida. Um corpo arredondado, com quadris largos e seios grandes, era sinônimo de beleza.

Tanto para mulheres quanto para homens, os romanos herdaram os padrões gregos sobre simetria e harmonia. O ideal de beleza corporal para as mulheres era ser pequena e magra, mas de constituição robusta, ombros estreitos, quadris pronunciados, coxas largas e seios pequenos.

Na Grécia Antiga, berço da civilização ocidental, surgiu a idéia do corpo perfeito conquistado por meio da atividade física. Os homens helênicos não se envergonhavam de exibir-se despidos em jogos e danças.

Porém, a história da beleza mostra que nem sempre foi assim. Na Pré-História, o ideal de beleza feminina eram justamente as mulheres voluptuosas, cheias de curvas generosas nos seios, barriga, bumbum e coxas. Você já deve ter visto uma imagem da famosa Vênus de Milo, que corresponde exatamente a essa descrição.

Na Grécia antiga o banho tinha a função de proporcionar conforto e era um ato necessário para as preces e libações (FRANQUILINO, 2009). Antes do surgimento de tais palavras, homens já utilizavam artifícios de beleza e higiene.

O corpo ideal é considerado o “corpo perfeito”, ou seja, tido como o padrão estético idealizado pela sociedade dominante, que dita o que é bonito e feio, assim como o que está na moda, tanto para os homens como para as mulheres.

Em geral os gregos são alegres e gostam muito dos brasileiros.

Academia era um bosque de imponentes oliveiras, localizado nas imediações de Atenas, conhecido como Jardim de Academo. Academo foi o herói ateniense que, entre outros feitos, colaborou no resgate da formosa Helena, seqüestrada pelos inimigos.

Originários dos povos aqueus, jônicos, eólios e dóricos que migraram para a península Balcânica, os povos gregos ficaram conhecidos como helênicos, pois sua organização de clãs se baseava na crença de que descendiam do herói Heleno.

Basicamente seu alfabeto, que era bem simples e permite o aprendizado bem rápido. Mas por que isso era tão importante ? porque com Um alfabeto simples você facilita a comunicação. Se você facilita a comunicação mais pessoas podem trocar ideias.