Como era o vale de Gerar no tempo de Isaque?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Era uma região fértil e bem regada. Foi nessa região que ocorreu a sede do primeiro reino filisteu que se conhece na história. Ficava entre os desertos de Cades e de Sur. No que diz respeito à sua localização perto de Gaza e Bersebá.

No livro de "Gênesis" diz: criou Deus, pois o homem, a Sua imagem, a imagem de Deus o criou, homem e mulher, os criou; e Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, e enchei a terra. Deus planejou a família, deu ao homem e a mulher, a condição de gerarem filhos.

Isaque seguiu inquestionavelmente a orientação de Deus e se estabeleceu em Gerar, uma terra estrangeira. Ele teria sido tentado a ir para o Egito, como seu pai Abraão havia feito em uma ocasião anterior, mas Deus claramente lhe disse para não ir ao Egito.

Gênesis 26:12-26 In-Context
12 Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo; e o Senhor o abençoou.

Gera (Êxodo 30:13): correspondia a 1/10 do Beca ou 1/20 do Siclo. A equivalência atual é de 0,571 g.

Rebeca deu à luz gêmeos, Esaú e Jacó. Isaac tinha 60 anos de idade quando seus dois filhos nasceram.

1.1.
Segundo o dicionário, vale é uma extensão longa e baixa de terra que fica entre colinas ou montanhas. Em diversos textos bíblicos, a expressão vale indica provações, situações de conflito, lugar de dificuldades, entre outros. O profeta Ezequiel vivenciou literalmente a dinâmica do 'vale'.

Isaque foi sábio em seu trabalho.
Isaque saiu dali, armou as suas barracas no vale de Gerar e ficou morando ali por algum tempo. Ele tornou a abrir os poços que haviam sido cavados no tempo de Abraão e que os filisteus haviam tapado depois da sua morte… Antes de Isaque, quem cavava poços era seu pai.

Estudaremos a respeito do caráter pacífico de Isaque, o filho da promessa. Deus havia prometido a Abraão um herdeiro, porém sua idade e a da sua esposa já eram bem avançadas. Isaque nos deixou um exemplo de humildade e submissão a Deus e a seus pais.

Depois de tudo o que passou, Isaque ergueu um altar ao Senhor, armou ali a sua tenda e abriu um poço. Ele prosperou, mesmo em terras áridas, porque tinha a bênção do Senhor. A história de Isaque nos ensina que, quando enfrentamos uma dificuldade, devemos buscar uma saída, mas não sem o consentimento de Deus.

O local era árido, desértica e inóspita. No vale de Gerar, Isaque cavou os mesmos poços que seu pai havia cavado e que os filisteus mais tarde os tinham entulhado. Aliás, cavar poços na antiguidade significava sobrevivência. Devido a vida rural nos desertos do oriente, poço era sinônimo de riquezas a quem encontrasse.

Gerar era uma cidade muito antiga na fronteira sul da Palestina, que foi governada por um rei chamado Abimeleque (Gênesis 10:19; 20:1-2). Abraão peregrinou aqui, e talvez Isaque tenha nascido neste lugar.

Ele prometeu que faria de Abraão pai de uma nação. Isaque, seu filho, é fruto desta promessa, que se estende de geração em geração, até nossos dias. Ele promete não nos desamparar, não nos deixar sós, cuidar de nós e de nossa família.

Isaque orou ao Senhor Deus, ao Deus de seu pai, pela sua amada Rebeca. Orou e orou, por 20 longos anos, até que sua esposa concebeu. Ele viu o Deus que provê, agir. Você e eu somos seres humanos, pequenos, sem a visão do futuro.

E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava.

Isaque é um nome de origem hebraica que significa "ele sorri" ou "ele ri". Segundo a Bíblia, Isaque era o descendente de Abraão e Sara, e pai de Jacó e Esaú.

São quatro os homens que recebem este título nas Escrituras Sagradas: um dos filhos (Gn 46:21) e um neto (1Cr 8:3) de Benjamim; o pai de Eúde (Jz 3:15) e o progenitor de Simei, que amaldiçoou o rei Davi quando ele fugiu de Jerusalém durante a rebelião de Absalão (2Sm 16:5).

Um talento equivalia a cerca de 30-35 quilos de prata e valia cerca de 6000 denários ou dracmas. Era uma quantidade extraordinariamente alta de dinheiro.

Um detalhe importante é que o siclo é uma medida de peso, ou seja, 1 siclo equivaleria a 11,4 gramas do metal. Se pensarmos nos valores hoje em dia, 20 siclos de prata valeriam aproximadamente 1300 reais.