Como eram as feitorias?
As feitorias eram chefiadas por um Feitor, auxiliado por um Escrivão. O resto do pessoal era militar: artilheiros, infantes, armeiros. e outros. O trabalho de extração do pau-brasil certamente era feito por índios, amigos ou escravos.
Para que as feitorias foram construídas?
De origem mediterrânea e medieval, as feitorias eram armazéns fortificados de que se valeram os portugueses no desenvolvimento das suas atividades comerciais. As primeiras feitorias portuguesas surgiram por ocasião da conquista da costa africana, sendo estes os locais destinados ao comércio com os nativos.
Quais eram as principais feitorias portuguesas em África?
Feitorias portuguesas ao longo do Oceano Índico
Os principais pontos comerciais portugueses no Índico foram Goa, Malaca e Hormuz.
Qual a importância das feitorias no Brasil?
Além de servirem como pontos que marcavam a colonização portuguesa no país, as feitorias eram entrepostos comerciais fortificados e erigidos próximos ao litoral. Sendo assim, serviam para organizar toda estrutura comercial (mercado, armazém, alfândega, etc.)
O que eram as feitorias?
Feitorias eram locais estabelecidos ao longo do litoral brasileiro onde os português armazenavam a madeira que seria levada para a Europa.
Quais foram as principais feitorias?
Feitorias portuguesas
Durante o período pré-colonial, existiam três grandes feitorias no Brasil: Cabo Frio, Porto Seguro e Igarassu (Pernambuco). Essas feitorias eram, em uma definição simples, locais onde a madeira extraída era armazenada.
Qual era o acordo entre portugueses e nativos no sistema de feitorias?
A relação de trabalho era pelo escambo. Os índios extraíam e levavam as toras para as feitorias, e os portugueses retribuíam pagando-lhes com facas, canivetes, espelhos e outros objetos do tipo.
Porque Portugal não tinha interesse no Brasil?
Portugal não demonstrou interesse em efetivar a colonização do Brasil por causa dos lucros obtidos com o comércio das especiarias e por não ter encontrado metais preciosos logo após o desembarque da esquadra cabralina.
Como era feita a extração de pau-brasil?
O trabalho de extração do pau-brasil era feito com mão de obra indígena, obtida a partir da prática do escambo, ou seja, da troca de mercadorias e bugigangas europeias pelo trabalho pesado.
Quais as principais formas de exploração adotada pelos portugueses?
A principal mão de obra utilizada pelos portugueses durante a colonização foi a dos escravizados indígenas e africanos. Estima-se que a escravidão tenha sido implantada no Brasil na década de 1530.
Quanto é uma sesmaria de terra?
Uma sesmaria media aproximadamente 6.500m2. Esta medida vigorou em Portugal e foi transplantada para as terras portuguesas ultramar, chegando ao Brasil. Muitas dessas terras estavam sob a jurisdição eclesiástica da Ordem de Cristo e lhes eram tributárias, sujeitas ao pagamento do dízimo para a propagação da fé.
Onde os portugueses construíram feitorias?
Exploração do pau-brasil
Economicamente, o único proveito que os portugueses tiraram das terras brasileiras, durante o Período Pré-Colonial, foi por meio de três feitorias instaladas em Cabo Frio, Porto Seguro e em Igarassu.
Quais as características do sistema de feitorias empreendido por Portugal?
A feitoria era uma construção militar - uma espécie de forte naval - que guardava uma pequena guarnição militar, servia de posto de trocas entre os portugueses e os locais e servia de "oficina" para o reparo e abastecimento (com mantimentos) dos navios, tendo ajudado os portugueses a manter as suas longas jornadas ...
Qual foi o primeiro país que Portugal colonizou?
Uma das primeiras conquistas portuguesas foi Ceuta em 1415 e a ilha de Madeira em 1418.
Quem foi que descobriu o pau-brasil?
A ansiedade dos portugueses para saber em detalhes as fantásticas riquezas que poderiam explorar, só foi saciada um ano depois, quando Américo Vespúcio, integrante da expedição comandada por Gaspar Lemos em 1.501, trouxe a boa notícia da existência de grande quantidade de pau-brasil nas costas do novo mundo.