Como fazer para o umbigo do bebê entra pra dentro?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Não é preciso fazer nenhum tipo de curativo para colocar o umbigo para dentro. Há quem coloque esparadrapo ou fita de microporo e acredite ver melhora no aspecto do umbigo, mas especialistas afirmam que na verdade o umbigo iria para dentro de qualquer maneira, com ou sem curativo.

Não é aconselhado o uso de faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substância sobre o umbigo, pois o local não deve ser abafado, uma vez que o coto umbilical precisa secar para cair.

Além disso, ao cuidar do umbigo do bebê, nunca coloque qualquer tipo de artefato, como moedas ou elásticos, com o objetivo de evitar que a região fique protuberante. Se após a queda do coto o umbigo ficar alto, existe a possibilidade de que se trate de uma hérnia umbilical.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

Tente evitar que a fralda friccione o coto do cordão.
Você pode dobrar a fralda abaixo do coto do cordão ou usar fraldas descartáveis, com um entalhe na parte superior.

Colocar uma moeda no umbigo para evitar hérnia
Também existiam pessoas que colocavam uma moeda no coto umbilical do recém-nascido na tentativa de evitar a formação de hérnia no local.

É normal o recém-nascido ter o umbigo mais estufado, não precisamos fazer nada nesse momento quanto a isso. Colocar faixas, moedas ou qualquer outro tipo de coisa aumenta o risco do local ficar úmido e, portanto, aumenta a chance de infecção.

Colocar o esparadrapo para tampar o umbigo é uma crença muito antiga, que muitas pessoas acreditam ser um pequeno ritual de proteção. Dizem que ao tampar o chakra umbilical você estaria repelindo energias negativas que tentassem entrar no seu campo.

A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço. Em crianças, a hérnia umbilical não costuma causar dor e complicações são raras.

Alguns falam para plantar num pé de roseira para a criança ser bonita e ter saúde. Outros dizem até que se quiser que o filho seja fazendeiro, tem que enterrar na porteira de uma fazenda”, comenta.

3) Se a família acredita, as simpatias não estão proibidas, mas NÃO DEVE SER COLOCADO NADA SOBRE O UMBIGO DA CRIANÇA DO TIPO: MOEDAS, ESPARADRAPOS ou qualquer outra coisa com a intenção de abaixar porque além de não funcionar pode gerar INFECÇÃO E NECESSIDADE DE INTERNAÇÃO PARA TOMAR ANTIBIÓTICO NA VEIA.

Não deixe a fralda em cima do umbigo, Faça uma dobra, deixando para baixo do umbigo (colocar em cima pode atrasar a cicatrização e com o atrito acontecer machucar o local, causando pequenos sangramentos).

Outra dúvida bastante recorrente é se devemos acordar o bebê durante a noite para trocar fralda. O mais indicado é não fazer isso, pois pode atrapalhar o sono da criança, deixá-la agitada e comprometer o descanso dela e dos pais.

Cutucar o umbigo
Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.

Um grande mito da área pediátrica é que colocar uma moeda ou faixa no umbigo do bebê ajuda a curar hérnias umbilicais. No entanto, essa prática não é recomendada e deve ser evitada. O objeto pode irritar a pele do bebê e causar ferida no local, pela pressão.

Existe outra explicação para o formato dos umbigos, o modo em que o cordão umbilical é cortado após o bebê nascer. Se o corte for bem feito, provavelmente o umbigo ficará para dentro.

Em bebês, a causa mais comum está vinculada ao cordão umbilical, situado em uma pequena abertura do músculo abdominal do bebê. Essa abertura costuma fechar logo após o nascimento, porém, quando a musculatura não se junta completamente, pode levar ao desenvolvimento da hérnia umbilical mesmo que à longo prazo.

Como é o tratamento
A maioria dos casos de hérnia umbilical não necessita de tratamento, uma vez que a hérnia desaparece espontaneamente até os 3 anos de idade, no entanto é importante que a criança seja acompanhada pelo pediatra para que seja avaliado o desenvolvimento da hérnia ou aparecimento de sinais ou sintomas.