Porque tem que guardar o umbigo do bebê?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Tradição que perdura há gerações, mães guardam umbigo dos filhos para manterem a conexão após o cordão ser cortado na maternidade. “Sempre escutei que era bom guardar e depois enterrar porque traz sorte para a vida da criança”, diz a advogada Yasmim Rosa.

- Enterrar o umbigo de recém nascido debaixo do cocho para dar sorte. Idem, debaixo da porteira para ser fazendeiro. - Quem conserva o umbigo, guardado como lembrança ou quem o enterra nunca sairá a viajar. E se o fizer, estará sempre desejoso de voltar a terra onde nasceu.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

Desde sempre, ela ouvia as pessoas dizerem que era bom guardar o umbigo para depois enterrar, isso porque existe uma lenda que diz que ao enterrar o umbigo próximo a um pé de bananeira traz sorte da vida da criança. “É para ser próspera. Alguns falam para plantar num pé de roseira para a criança ser bonita e ter saúde.

Atualmente existem duas maneiras para não descartar o cordão da criança. No Brasil, ou os pais doam para o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário- BSCUP, que é público, criado pelo INCA em 2001, ou eles armazenam em bancos privados.

Uma delas sugere que a sobra do umbigo deve ser enterrada junto a uma planta para garantir prosperidade. Outra diz que se deve dar o coto para uma vaca comer para atrair sorte.

É possível evitar o descarte doando o cordão para um banco público da rede BrasilCord. No banco público, o sangue de cordão umbilical é coletado por um profissional no momento do parto.

Forma côncava. Este formato de umbigo é em forma de tigela ou para dentro. Pertence a uma pessoa que é gentil, amorosa, cautelosa, sensível e propensa à ansiedade.

Normalmente algumas semanas depois do parto, se o seu umbigo saltou, ele voltará ao normal, não precisa ficar preocupada.

O cordão umbilical consegue se comunicar com o sistema circulatório do bebê, por meio do umbigo, aos vasos da placenta e está, normalmente inserido, no centro dessa estrutura. Por isso que, após o nascimento é preciso curar e deixar secar, até cair em segurança.

O pediatra explica que o uso do álcool a 70% tem a função de evitar infecções, em regiões onde é difícil manter a higiene adequada. De acordo com médico, os bebês podem desenvolver infecções em torno do coto umbilical, principalmente em locais sem higiene precária.

Deus tendo criado Adão já adulto não seria necessário a ele ter um umbigo, pois ele não havia sido gerado a partir do útero de uma mulher. Porém, como Deus criou um ser perfeito, mesmo sendo já adulto, Adão foi feito com umbigo, igual aos demais homens e mulheres que ele teria deixado como descendentes.

Em algumas situações (20% dos bebês), após cair o coto umbilical, o umbigo fica saltado. Isso é um sinal, provavelmente, de uma hérnia umbilical, que na grande maioria das crianças vai fechar espontaneamente até os 5 anos de idade sem a necessidade de nenhuma intervenção.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

Como faço para armazenar células-tronco do cordão umbilical do meu filho? Você pode fazer isso tanto em bancos públicos quanto privados. No primeiro caso, só é possível guardar células-tronco do sangue do cordão (hematopoéticas).