Como limpar o umbigo do bebê depois que cai?

Perguntado por: eaguiar . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
3.9 / 5 13 votos

A limpeza do coto deverá ser realizada várias vezes ao dia, principalmente após troca de fraldas, com água e sabonete neutro. Depois de secá-lo bem, o uso de um cotonete com álcool 70% em todo umbigo ajudará na cicatrização. Importante salientar que o produto deve sempre ser armazenado em frasco de uso individual.

“Depois que o coto umbilical cair, a cicatriz do umbigo pode inchar e vazar um pouco, o que é comum. Em alguns casos pode surgir também uma protuberância na região do umbigo, chamada hérnia umbilical, que geralmente desaparece antes da criança completar cinco anos”, alerta a ginecologista e obstetra.

Dra. Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.

Cordão umbilical: passo a passo para limpar
Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

Se o cordão soltar pus amarelo, apresentar mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser que esteja infeccionado. Seria aconselhável notificar o médico de seu bebê. A vermelhidão também pode ser causada pelo coto seco do cordão irritando a pele adjacente.

Não é costume tratar umbigo de recém-nascido estufado porque, geralmente, a condição regride espontaneamente antes do primeiro aniversário. Agora, quando a hérnia não desaparece sozinha pode ser realizada uma cirurgia conhecida como onfaloplastia para corrigir o problema.

Se o umbigo sangrar, não é preciso ter medo. É normal que saia um pouco de sangue quando o coto está perto de cicatrizar. Nesses casos, basta intensificar a limpeza , fazendo um curativo algumas vezes ao dia, aconselha Monica.

Você pode optar por utilizar uma solução salina (como soro fisiológico) e cotonete, mas cuidado para não irritar a pele. Não se esqueça que após toda higienização, é importante secar a região e não passar óleos, loções e cremes no umbigo, com exceção dos casos em que há recomendação médica.

Antigamente, era comum enterrar o umbigo dos bebês. Mas não em qualquer local, pois isso determinaria sua vida futura. Enterrar embaixo de uma roseira faria da menina uma linda mulher. Enterrar na porteira ou no curral da fazenda faria do menino um rico fazendeiro.

Mito. O coto umbilical, aquele pedacinho do cordão que fica preso ao umbigo do bebê depois do parto, é formado por células sem terminação nervosa. Isso significa que, ao ser manipulado, ele não causa nenhuma dor no bebê. O coto normalmente cai entre sete e quinze dias depois do nascimento.

Mergulhe um cotonete em álcool e esfregue suavemente no umbigo. Substitua o cotonete por um novo e álcool fresco, se necessário. Então, quando o cotonete não estiver pegando mais sujeira e sair limpo, use outro cotonete embebido em água para tirar o álcool restante, pois pode ressecar a pele.

Pode sim usar cotonete algumas vezes; use água e sabonete e seque com secador morno sempre que puder.

a limpeza do umbigo do bebê deve ser realizada a cada troca de fralda e não apenas 3 vezes ao dia. é importante usar apenas álcool 70% líquido, que você encontra em farmácias. Jamais confunda com álcool gel ou use qualquer outra substância.