Como identificar a dor no RN?

Perguntado por: eduarte6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Como vou saber se ele está com dor? Os bebês se comunicam por meio do comportamento e da expressão facial. Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor.

Deite-o sobre seu antebraço
Bebês com cólica costumam gostar muito dessa posição. Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.

As crises de cólica
Podem durar alguns minutos, porém, o mais comum é que se prolonguem por horas (3 ou mais).

Geralmente, é feito o uso de simeticona em gotas para fazer com que as dores desapareçam mais rapidamente. No entanto, é importante destacar que os medicamentos só devem ser usados se forem recomendados por um médico. Nunca medique um recém-nascido sem o conhecimento do seu pediatra.

Sinais do Refluxo

  1. Inquietação depois das mamadas.
  2. Regurgitação frequentes.
  3. Tosse depois e durante as regurgitações.
  4. Irritabilidade durante a mamada.
  5. Menos ganho de peso, ou nenhum ganho de peso.
  6. Sinais de problemas respiratórios em bebês maiores.
  7. inquietação no sono.

O leite materno, dentre todos os leites de mamíferos, é o que tem maior teor de lactose, um tipo de açúcar que pode causar as cólicas durante o processo de fermentação, especialmente pelo sistema digestivo ainda ser imaturo.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

De acordo com Magalhães e Vieira (2018), o RN com dor demonstra sinais para que se identifique a dor e o desconforto por meio de alterações fisiológicas e comportamentais em gerais como: choro, expressões faciais, alterações na alimentação e no sono, rigidez nos músculos, alterações na frequência cardíaca, frequência ...

Por exemplo, cólicas, refluxo e dores de ouvido são algumas condições que podem causar desconforto. Às vezes, a dor pode representar uma condição comum, mas algumas condutas podem evitar, aliviar ou até eliminá-las.

Durante muitos anos, a dor neonatal foi negligenciada na prática clínica, baseado, principalmente no pressuposto de que o recém-nascido não possuía o sistema nervoso completamente formado, devido à mielinização incompleta de suas fibras nervosas, além da falta de memória para registrar os eventos dolorosos.

Posição da barriguinha para baixo: basta segurar o bebê com a barriga para baixo. “Alguns adoram a posição, que ajuda a liberar os gases”, explica. Além disso, você pode realizar leves balanços para entreter e relaxar o pequenino.

Quando o bebê se espreme ou faz força não significa que ele está com cólicas. Essas situações são normais, principalmente nos bebês pequenos. Eles fazem força para evacuar e essas expressões não necessitam de nenhum manejo especial. Por isso, não se preocupe se o bebê se espreme muito, às vezes até ficando vermelho.

Como diferenciar cólica e disquesia? A disquesia do lactente é um quadro que se resolve assim que o bebê consegue fazer cocô. Já os episódios de cólica podem durar três ou mais horas por dia, mantendo uma frequência de três vezes por semana.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.

5 sinais de que o seu bebê está saudável e se desenvolvendo bem

  1. Trocar as fraldas de 8 a 10 vezes por dia e ganho de peso contínuo. ...
  2. O bebê fica quieto e atento, pelo menos alguma hora do dia. ...
  3. O bebê se acalma ao escutar música. ...
  4. Contato visual e risadinhas para ter atenção. ...
  5. Dormir por mais horas e o choro diminuir.

Não há necessidade de nenhuma intervenção dos adultos se o bebê estiver confortável, pois, além de despertá-lo completamente sem necessidade, podemos alterar o seu ritmo normal de sono atrapalhando o seu desenvolvimento normal. PORTANTO, RELAXE! Esses gemidinhos e sons são característicos dos bebês! Está tudo bem!