Como identificar uma jurema preta?

Perguntado por: udantas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Árvore de 4-7 metros de altura, decídua na estação seca, apresentando caule ereto ou levemente inclinado, com casca de cor castanho escura e rugosa, e ramos de cor castanho avermelhada com acúleos esparsos. Folhas compostas, alternas, bipinadas, com sete pares de pinas, contendo 15-33 folíolos de 5-6mm de comprimento.

A vibração da árvore jurema, é associada aos Orixás Oxóssi, Obá e Oxalá. Sua casca é considerada “quente”, com alto poder de limpeza, principalmente para o chacra coronário de médiuns, ou seja a “coroa mediúnica”.

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil.

Para os remanescentes indígenas, no entanto, apesar de sua difusão ritual ou simbólica em contextos não-indígenas, a jurema continua sendo segredo, bandeira ou símbolo. Assim como o toré, é um elemento sagrado que indica, afirma e delimita a presença do índio na sociedade nordestina e brasileira.

A mimosa hostillis Benth, popularmente conhecida como jurema preta é uma espécie de planta leguminosa, pertencente à família fabacea, típica da caatinga brasileira, indicada no tratamento de diversas enfermidades, tais como: queimadura de segundo grau e na cicatrização de feridas traumáticas superficiais.

As sete ervas são compostas por: Alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode. Todas estas plantas podem crescer em altura se tiverem condições para isso.

Resumo: A jurema ou jurema branca é uma árvore ou arbusto que pode alcançar até 10 metros de altura cresce em restinga, margem das matas e floresta tropical. Possui ramos cilíndricos, glabros, espinescentes, o fruto é um legume nucóide de formato helicoidal.

A cabocla Jurema não seria apenas uma entidade espiritual secundária, mas sim, uma deusa, rainha da cidade espiritual e seus reinos, também denominado de Cidade da Jurema. Essa cidade pode ser representada fisicamente pela floresta, moradia dos caboclos, ou pela aliança dos terreiros da Jurema.

Antes de tudo, a jurema é uma árvore da caatinga e do agreste que tem sua casca utilizada para a fabricação de uma bebida mágica que concede força, sabedoria e contato com seres do mundo espiritual. É dessa forma que o uso da árvore desencadeia a formulação de uma experiência religiosa com mesmo nome.

Como já identificado nas pesquisas histórico-antropológicas os exus e as pomba-giras, “o povo da rua”, estão também presentes no Catimbó-Jurema, além da Umbanda e da Quimbanda.

Poir., conhecida popularmente como jurema preta. Essa planta segundo a literatura apresenta vários efeitos terapêuticos como ação antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, antiparasitária, antifúngica e cicatrizante.

Ela guarda o segredo da jurema, uma bebida ritual dos tabajaras. Isso quer dizer que a jovem é destinada à Tupã e, se a virgem se entregar a qualquer mortal, pagará por sua falta com a própria vida.

Eram uma aldeia na grande floresta Jurema em que todos viviam em paz. Os caboclos saiam cedo para caçar, pescar e abastecerem as tabas de suas famílias. A mulheres juntas com as cunhatãs e os curumins, teciam cestos com cipós e confeccionavam lindos cocares.

Na prática ritual, a diferença essencial entre, de um lado, a Umbanda, do outro o Xangô e Jurema prende-se à menor ênfase atribuída aos aspectos mágicos ou, como diria o pranteado Victor Turner, iconofílicos, pela Umbanda, se comparada às duas outras formas de religião brasileira sincrética que aqui reconhecemos.

Dentre os Caboclos que Oxossi governa estão: Caboclo Cobra Coral, Caboclo Treme Terra e Cabocla Jurema ( Imagem acima). Sua Saudação no Candomblé é "Oke Aro!" e na Umbanda "Okê Oxossi!".

Para ser considerado um praticante da Jurema Sagrada, ou juremeiro, “você tem que passar por um dos rituais da Jurema, que é o batismo”, conta o mestre Lucas Souza.