Quem é o pai de jurema?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Luiz Claudio Telles

O berço de nascimento da Jurema foi a Cortelles Pelúcias e Cortes a Laser, em Nova Iguáçu, na Baixada Fluminense. Seu 'pai' é o empresário Luiz Claudio Telles, que pela primeira vez desde que assumiu o negócio da família em produção da bonecos, teve de criar uma ema.

Exu e Pomba-gira são entidades que trabalham na abertura do culto à Jurema, justamente por serem responsáveis por abrir o campo enérgico para bons fluídos durante toda a gira.

"OXÓSSI é a manifestação suprema das matas. instaurar o caos, e Oxóssi pagaria com a vida. cheio, afastando o mal e reinaugurando a festa.

Grandes personagens da Jurema são Malunguinho, que era quilombola que atuavam nas matas de Pernambuco, no Catucá; Zé Pilintra, que andou, segundo contam na Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro; assim como os diversos Caboclos, que são de etnias indígenas presentes em vários locais do nordeste, como os Canindé ...

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil. Receba o item que você pediu ou receba o seu dinheiro de volta.

De uma herança ancestral e cultural, a jurema sagrada é uma tradição religiosa que nasceu dos índios que habitavam o litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e no sertão de Pernambuco antes da colonização portuguesa em 1500.

A classificação popular distingue a jurema branca e jurema preta. Para Sangirardi Jr.

A jurema (mimosa hostilis), depois de crescida, é uma frondosa árvore que vive mais de 200 anos. Todas as partes dessa árvore são aproveitadas: a raiz, a casca, as folhas e as sementes, utilizadas em banhos de limpeza, infusões, unguentos, bebidas e para outros fins ritualísticos.

Cabocla Jurema é uma falange espiritual cultuada em religiões de matriz africana, como umbanda e o candomblé de caboclo — em sincretismo com rituais de ramificações religiosas, como o animismo dos povos indígenas do Brasil, sobretudo no catimbó, onde estão ramificados os rituais de pajelança e no toré.

Uma lenda diz que Oxóssi e Oxum: a deusa do amor se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.

JUREMA SE APAIXONOU POR UM CABOCLO CHAMADO HUASCAR, DE UMA TRIBO INIMIGA CHAMADA FILHOS DO SOL, QUE FORA PRESO NUMA BATALHA. OS DIAS SE PASSARAM E O AMOR AUMENTAVA, POIS O PIOR DE AMAR NÃO É AMAR SOZINHO E SIM AMAR EM RETORNO, POIS EXIGE DO AMADO, UMA AÇÃO EM PROL DO AMOR.

Dentre os Caboclos que Oxossi governa estão: Caboclo Cobra Coral, Caboclo Treme Terra e Cabocla Jurema ( Imagem acima). Sua Saudação no Candomblé é "Oke Aro!" e na Umbanda "Okê Oxossi!".

Segundo os juremeiros mais antigos de Alhandra existe um espaço sagrado que os Mestres encantados emanam sua Ciência, que pode ser descrito como Reinos ou Cidades: Jurema, Junça, Vajucá, Manacá, Catucá, Angico e Aroeira, porém eles não apresentam um consenso em sua nomenclatura.

Ela guarda o segredo da jurema, uma bebida ritual dos tabajaras. Isso quer dizer que a jovem é destinada à Tupã e, se a virgem se entregar a qualquer mortal, pagará por sua falta com a própria vida.

É considerado juremeiro, aquele que cultua a jurema sagrada, passando assim por iniciação até ser totalmente pronto dentro da jurema, altura em que ele se chama tombo de jurema. O tombo de jurema tem obrigação para todas as entidades de jurema, os guias, caboclos, mestres, mestras e o povo da rua.

Jurema é a rainha das matas, filha mais velha de Tupinambá, conhecida por sua beleza e sabedoria. A Vela 7 Perfumada Dias Flovel Orixás - Jurema traz consigo a força da floresta e grande luz e poder espiritual. COMPOSIÇÃO: Parafina, pavio. COR: Verde, amarelo.

"Salve Cabocla Jurema, Rainha das Matas, Filha de Tupinambá. Venho a vós com muita fé e devoção, antes de tudo para lhe agradecer a todas as bênçãos que tenho em minha vida e a sua sempre evidente presença e proteção, mas hoje, minha companheira, preciso de sua força e de sua bravura para algo especial e urgente.

De forma geral, os mestres são descritos como espíritos curadores de descendência escrava ou mestiça (índio com negro ou branco com uma das duas outras raças). Dizem os juremeiros que os mestres foram pessoas que, quando em vida, trabalharam nas lavouras e possuíam conhecimento de ervas e plantas curativas.

Na prática ritual, a diferença essencial entre, de um lado, a Umbanda, do outro o Xangô e Jurema prende-se à menor ênfase atribuída aos aspectos mágicos ou, como diria o pranteado Victor Turner, iconofílicos, pela Umbanda, se comparada às duas outras formas de religião brasileira sincrética que aqui reconhecemos.

Fruto do tipo vagem deiscente, medindo 2,5-5cm de comprimento e contendo 4-6 sementes. As sementes são lisas, ovais e de cor castanho escura. A reprodução é sexuada e assexuada por meio de estacas e rebrota de tocos. Um quilo de sementes contém cerca de 110 mil unidades.

Jurema: Significa “árvore de espinhos de odor desagradável”. O nome Jurema tem origem no tupi yu-r-ema, composto pela união dos elementos yu, ju, que quer dizer “espinho” e rema, que significa “odor”.

Continuar lendo Quem incorpora jurema?