Qual é a cor da vela de jurema?

Perguntado por: hneves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Jurema é a rainha das matas, filha mais velha de Tupinambá, conhecida por sua beleza e sabedoria. A Vela 7 Perfumada Dias Flovel Orixás - Jurema traz consigo a força da floresta e grande luz e poder espiritual. COMPOSIÇÃO: Parafina, pavio. COR: Verde, amarelo.

QUANDO QUISER AGRADAR ESSA CABOCLA, VÁ A UMA MATA LIMPA, ESTENDA UMA TOALHA VERDE DE PANO E COLOQUE SOBRE ELA UM VINHO TINTO DOCE (PARA OXOSSI), UM COCO VERDE (PARA A CABOCLA),SUBSTITUINDO O LÍQUIDO DE DENTRO DO COCO POR VINHO COM MEL, ENFEITADO COM FITAS VERDE E VERMELHA. PARA OXOSSI UMA VELA VERDE E UM CHARUTO.

Nos cultos da Jurema temos a figura dos mestres que ocupam a função de líderes, responsáveis pela incorporação de espíritos que curam e aconselham os praticantes, mais conhecidos como “juremeiros”.

Japamala da Cabocla Jurema - Pedra Ágata Verde e Ágata Vermelha - Chamado de Fé

Dentre os Caboclos que Oxossi governa estão: Caboclo Cobra Coral, Caboclo Treme Terra e Cabocla Jurema ( Imagem acima). Sua Saudação no Candomblé é "Oke Aro!" e na Umbanda "Okê Oxossi!".

A legião da Cabocla Jurema é composta apenas por grandes entidades que amparam a todos os que sofrem e que utilizam de processos de cura através de passes magnéticos, ervas e vibrações espirituais, que são realizados nas casas de culto.

"Salve Cabocla Jurema, Rainha das Matas, Filha de Tupinambá. Venho a vós com muita fé e devoção, antes de tudo para lhe agradecer a todas as bênçãos que tenho em minha vida e a sua sempre evidente presença e proteção, mas hoje, minha companheira, preciso de sua força e de sua bravura para algo especial e urgente.

Cabe ressaltar, que este banho é composto pelas seguintes ervas: abre-caminho, alfazema, anis estrelado, aroeira, danda da costa, erva doce, jurema preta, levante e para tudo. Diante disso, percebe-se que na força da jurema é um banho de renovação do corpo e da alma dentro da ritualística dos encantados.

A Jurema é um reconhecimento, a religião é a dos orixás. Já na Umbanda, as práticas da Jurema são entendidas como parte da religião. De acordo com Pinto (1995), tudo levava à compreensão de que a Jurema sempre esteve presente nos terreiros de Xangôs do Recife.

As sete ervas são compostas por: Alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode.

No Brasil, o Dia do Índio é celebrado em 19 de abril, uma data muito significativa para lembrar e fortalecer a identidade do povo indígena das américas na história e na cultura atual.

Jurema, bebida ritual
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha.

A Jurema pode ser consumida através da ingestão da bebida (vinho de Jurema), mas uso tradicional também inclui o fumo via cachimbo. Comumente consumida por indígenas, a bebida é preparada por esses povos através da maceração das raízes em água e o material do cachimbo com as raízes e folhas secas da espécie vegetal.

Conhecida também como Catimbó, o culto à Jurema mistura elementos afro-ameríndios e é mais difundido no nordeste do Brasil; a fumaça dos cachimbos, o respeito às ervas sagradas e os cânticos marcam os rituais. Imagem mostra um homem soltando fumaça de cachimbo.

A classificação popular distingue a jurema branca e jurema preta. Para Sangirardi Jr.