Para que serve o banho com a casca da Jurema?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O Banho na Força da Jurema foi elaborado especialmente para fortalecer a conexão com a ciência dos encantados que existe no ser humano.

É uma planta utilizada como erva de grande força e poder espiritual. É ainda muito utilizado no Toré, uma pajelança da etnia Kariri Xocó onde é um símbolo de iniciação espiritual.

Poir., conhecida popularmente como jurema preta. Essa planta segundo a literatura apresenta vários efeitos terapêuticos como ação antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, antiparasitária, antifúngica e cicatrizante.

A Jurema na Região Metropolitana do Recife
As entidades cultuadas eram: Jesus Cristo, chamado Caboclo Bom, e os santos João Evangelista e João Batista. Os orixás ganharam novas denominações, um exemplo é o Orixá Xangô, que passou a ser chamado de Xangô de Caboclo.

Assim, definimos como praticantes da Jurema todos aqueles que se reúnem em terreiros ou casas para realizarem a ingestão da bebida feita a partir da árvore, empregando o uso de tabaco e buscando o contato com um mundo espiritual alcançado através do transe.

Ela guarda o segredo da jurema, uma bebida ritual dos tabajaras. Isso quer dizer que a jovem é destinada à Tupã e, se a virgem se entregar a qualquer mortal, pagará por sua falta com a própria vida.

De acordo com a história, a Cabocla Jurema, quando humana, foi abandonada por sua mãe, aos pés de uma árvore denominada jurema, quando tinha apenas sete meses de vida, mas foi resgatada pelo Caboclo Tupinambá, por quem foi criada.

Podemos dentro dos terreiros usar a jurema preta de forma bastante simples e direta, seja nos banhos de defesa e limpeza; nas defumações de desenvolvimento, ou mesmo em dias de festa de caboclos, colocando algumas cascas de jurema em vinho tinto, deixando descansar por uma semana pelo menos em local escuro, e servindo ...

A jurema preta apresenta 17,74% de taninos condensados, que atuam como captadores de radicais livres, possui também atividade antimicrobiana, antiviral, antifúngica, antidiarreica, antisséptica e eficácia no combate a doenças gastrointestinais.

Alfazema-de-Caboclo: conhecida popularmente como "jureminha", a Alfazema é usada nos banhos de limpeza e de purificação pessoal ou ambiental. Através do chá, a medicina caseira usa os pendões florais contra as tosses e bronquites.

Cabe ressaltar, que este banho é composto pelas seguintes ervas: abre-caminho, alfazema, anis estrelado, aroeira, danda da costa, erva doce, jurema preta, levante e para tudo. Diante disso, percebe-se que na força da jurema é um banho de renovação do corpo e da alma dentro da ritualística dos encantados.

A Jurema branca devido a madeira, de pequenas dimensões, é indicada apenas para pequenas construções, estacas, lenha e carvão (LORENZI 2014). No período de estiagem, suas folhas caídas e partes das cascas do tronco servem de alimento para os ruminantes que se alimentam nas pastagens nativas da Caatinga (GOMES, 2015).

Inclusive, há relatos de pajés indígenas que usavam a Jurema Branca para efeitos afrodisíacos e visionários. Além disso, se misturava a bebida ainda com outros elementos para que fosse possível buscar esses efeitos.

Como já identificado nas pesquisas histórico-antropológicas os exus e as pomba-giras, “o povo da rua”, estão também presentes no Catimbó-Jurema, além da Umbanda e da Quimbanda.

"Salve Cabocla Jurema, Rainha das Matas, Filha de Tupinambá. Venho a vós com muita fé e devoção, antes de tudo para lhe agradecer a todas as bênçãos que tenho em minha vida e a sua sempre evidente presença e proteção, mas hoje, minha companheira, preciso de sua força e de sua bravura para algo especial e urgente.

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil. Receba o item que você pediu ou receba o seu dinheiro de volta.