Como Jacó prosperou?

Perguntado por: agalvao4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Jacó (Miguel Coelho) ficará rico após sofrer golpe de Labão (Heitor Martinez) em Gênesis. Em Gênesis, Jacó (Miguel Coelho) será enganado por Labão (Heitor Martinez) mais uma vez. Entretanto, o marido de Lia ( Michelle Batista) ouvirá a voz de Deus (Flávio Galvão) e enriquecerá.

O SENHOR cumulou meu senhor de bênçãos e ele tornou-se muito rico: deu-lhe ovelhas e bois, prata e ouro, servos, servas, camelos, jumentos.

Isaque colheu a cento por um no deserto em tempo de seca. Porque o Senhor o abençoou. (Gn 26.12). O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo” (Gn 26.13).

Até aquele momento Jacó era o enganador – este é o significado de seu nome, mas Deus estava começando a escrever uma nova história com Jacó. Jacó passou longo período no exílio. Casou, teve filhos e foi enganado diversas vezes por seu sogro, Labão, um vilão assumido.

Jacó amava mais José “porque era o filho da sua velhice” e o primeiro que teve com sua amada esposa Raquel. A Bíblia diz que, 'quando os irmãos de José viram que seu pai o amava mais, começaram a odiar José'.

Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura me aceitará.

Jacó foi filho de Isaque, e neto de Abraão. Foi um homem que, como nós, não aguentou esperar a realização da vontade de Deus e assim tentou antecipar realizações e executar sua vontade: foi assim ao tomar para si a primogenitura de seu irmão; e foi assim na vida sentimental. Existiam regras para os relacionamentos.

No final da vida de Jacó, ele abençoou José e seus dois netos Efraim e Manassés.

Na época, ele vivia no Egito, pois desde que deixou a terra de Canaã para reencontrar o filho José (Juliano Laham), nunca mais retornou. As escrituras dizem que o patriarca viveu ao lado de José no Egito durante 17 anos.

O compromisso de Jacó com Deus
O Senhor apareceu a Jacó num sonho (Gênesis 28:10-22)4, revelando-Se como um Deus amoroso e disposto a abençoar, guiar e proteger o patriarca. Em resposta a essa revelação divina, Jacó fez um voto prometendo devolver o dízimo de tudo que Deus lhe desse.

1644 a.C., Egito

Fascinado com tamanha humildade, Deus o transformou no homem mais rico, sábio e vitorioso de todos os tempos. Salomão agia de acordo com determinadas regras de conduta que foram registradas no Livro dos Provérbios e que devem ser seguidas por aqueles que desejam construir uma vida feliz, íntegra e bem-sucedida.

Jacó tinha um temperamento pacífico, e gostava de uma vida sossegada e pastoril, bem diferente do irmão, dotado de caráter altivo e impetuoso, e que amava caçar. Esaú era o agitado, Jacó o tranquilo. Esaú, o esportista, Jacó preferiria ler um livro.

Gn 39.1-5. E o Senhor estava com José. AdvertisementsEis o segredo da prosperidade deste homem. A Bíblia diz claramente que ele foi homem próspero e que tudo o que fazia o Senhor prosperava em sua mão.

Lembre os alunos de que, quando Jacó viajava de volta para a terra de Canaã após trabalhar para Labão por 20 anos, Jacó tinha medo do que Esaú poderia fazer com ele e sua família quando retornasse.

Rebeca instruiu Jacó a aproximar-se de Isaque, que estava fisicamente cego, e apresentar-se como se fosse Esaú, para que Jacó recebesse a bênção da primogenitura. Jacó executou esse plano com relutância e recebeu a bênção.

Jacó era anafabeto porque não enxergava bem e não tinha óculos,por isso não sabia ler, e não escrevia porque não tinha caneta azu.

Ele tinha um único pedido: Ser enterrado na terra que Deus prometera a ele, seus pais e sua posteridade. Antes de morrer, Jacó designou as responsabilidades de primogenitura. Geralmente, o primeiro filho a nascer recebe a bênção e as responsabilidades da primogenitura.

O protagonista da sétima e última fase de "Gênesis" veio ao mundo como um "acréscimo de Deus", significado literal do nome José, em um momento em que o pai não esperava mais ter filhos, sendo fruto de sua fase mais madura, como consta na bíblia.

Influenciada por Lúcifer, ela teme perder a atenção do marido para os filhos de Bila. Após ser humilhada por Lúcifer, Lia decide cometer o mesmo erro de Raquel. Ela exige que Jacó se deite com Zilpa para ter mais filhos e não aceita sua recusa. Deus observa a atitude de Lia, que decepciona o marido com seu pedido.

De repente, no meio da noite, Jacó, o enganador, se põe a lutar com Deus e prevaleceu (Gn 32:22-31). Foi uma noite de luta e confissão. Naquela noite Deus mudou o nome de Jacó para Israel, agora campeão com Deus.

Continuar lendo Como Jacó ficou rico?