O que vai acontecer com José do Egito?

Perguntado por: shilario4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

José vai terminar a novela feliz ao lado de Asenate (Letícia Almeida), com quem se casa, tendo dois filhos: Manassés e Efraim.

Manassés foi o primeiro filho de José e Asenate, ele nasceu depois que o pai se tornou governador das terras do Faraó e o Egito ainda passava pela boa fase, os sete anos de fartura previstos por José.

O que acontece no final da história dos irmãos de José é redenção. Depois que os rapazes vão ao Egito para comprar mantimentos e reencontram o irmão, há um momento de reconciliação e José perdoa a todos. Assim, ele pede que seu pai seja levado as terras do Faraó e todos passar a morar no Egito.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Através do sacrifício do seu próprio corpo na cruz, ele permitiu que os pecados que levam ao tráfico – ganância, luxúria, ambição – fossem enfrentados no coração dos homens e das mulheres que o seguem.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos. Outro fato interessante na vida de José é que ele poderia ter deixado levar pelo ódio dos irmãos e se prostrar, ficar doente de amargura e tristeza.

34 E o Senhor jurou a José que preservaria a sua semente para sempre, dizendo: Suscitarei Moisés, e haverá uma vara em sua mão, e ele reunirá o meu povo, e guiá-lo-á como um rebanho, e ferirá as águas do Mar Vermelho com a sua vara.

Vendido pelos irmãos para um mercador, José passou 13 anos como escravo no Egito, até que conseguiu cair nas graças do faraó e se tornou governador do reino.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Depois da morte de Josué, as tribos de Israel continuaram sua conquista de Canaã. Algumas tribos não conseguiram expulsar os habitantes da terra de Canaã como foram ordenadas a fazer. Os israelitas abandonaram o Senhor, adorando os falsos deuses dos cananeus e o Senhor retirou Sua bênção e proteção.

Dois de seus filhos, Ézer e Eleade, foram mortos pelos homens de Gate, roubando o gado destes. Efraim sepulta no mesmo dia seus dois filhos, mortos como ladrões de gado. Já imaginou o que significou para José, o governador do Egito, ir ao funeral de seus netos, assassinados como ladrões? (Gn 50.23).

Em Gênesis, José (Juliano Laham) sofrerá nas mãos de Issad (Ricardo Dantas) após ter sido vendido a "preço de banana" pelos irmãos, Judá (Thiago Rodrigues) e Simeão (Igor Cotrim). O mercador, inclusive, ameaçará o rapaz de morte na novela bíblica da Record.

“José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos e comprado por Potifar, que era capitão da guarda do Faraó. José, mesmo na servidão, transformou todas as experiências e situações pelas quais passou em algo bom, por mais difíceis que fossem.

José os reconheceu e perguntou-lhes sobre a família com o pretexto de acusá-los de ser um bando de espiões. Ao prender Simeão, José forçou seus outros irmãos a terem de levar seu irmão mais novo, Benjamim, para o Egito. Quando os irmãos retornaram para comprar mais alimento, levaram Benjamim com eles.

Simeão tenta matar José e Judá tem ideia macabra: “Vender para os mercadores”

Em linhas gerais, sem descrever o debate que existe em torno desse tema, poderíamos dizer que a história de José teria acontecido cerca de 1.400 anos antes de Cristo.

José tinha trinta anos quando se apresentou diante do Faraó, rei do Egito, e José deixou a presença do Faraó e percorreu toda a terra do Egito. Ora, José era da idade de trinta anos, quando se apresentou a Faraó, rei do Egito.

A Fuga para o Egito é um evento descrito no Evangelho de Mateus (Mateus 2:13–23) no qual José foge para o Egito com sua esposa Maria e seu filho recém-nascido Jesus, após a Adoração dos Magos, quando eles ficaram sabendo que o rei Herodes planeja matar todos os recém-nascidos da região.