Como Josué consegue conquistar a terra prometida?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Depois de cumprir o mandamento do Senhor de conquistar a terra prometida e destruir as nações iníquas que lá habitavam, Josué dividiu a terra entre as tribos. Josué reuniu os israelitas e os advertiu para que não se associassem às outras nações e não adorassem falsos deuses. Ele os encorajou a se apegarem ao Senhor.

Após a morte de Moisés, Josué foi encarregado com o trabalho de guiar os israelitas na próxima fase do desenvolvimento da nação. Sob sua liderança, o povo tomou posse da terra de Canaã e, desta maneira, Deus cumpriu mais uma parte da promessa feita a Abraão (Gênesis 12:3).

À frente de seu povo, Josué vence mais de quarenta reinos inimigos, um por um, confirmando cada vez mais o domínio do povo de Israel sobre Canaã.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida.

Depois de cruzar o Rio Jordão, a Bíblia conta a história da batalha sangrenta que Josué enfrentou para conquistar toda a cidade. Para isso, seu povo rodeou suas fortificações sete vezes até que os muros vieram abaixo como o poder divino.

Rei Adonizedeque envia uma carta contando que os estrangeiros os enganaram. Após receberem os estrangeiros no acampamento hebreu, Josué recebe uma carta do rei Adonizedeque contando a verdade sobre os reis cananeus.

Josué está prestes a ser ferido quando anjos descem do céu. Um anjo protege o guerreiro hebreu do ataque de Ogue. Com a ajuda divina, Josué consegue atingir o gigante. Os anjos transformam-se em homens vestidos de branco e ajudam os soldados hebreus.

Jericó no Antígo testamento
Josué amaldiçoou quem quer que tentasse reconstruir a cidade de Jericó (Js 6.26). Quando os israelitas se fixaram na terra, Jericó foi dada à tribo de Benjamim, embora ficasse na fronteira entre Efraim e Benjamim (Js 16.1, 7).

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

A TERRA PROMETIDA "Josué invade o palácio e mata o Rei Mareck e a rainha" O caos já estava instaurado no reino de Jericó,pois o povo já não tinha água e nem comida..

Josué se abala mas olha para o céu com muita coragem e determinação. Deus dá a ordem para Josué e seu povo passarem pelo rio Jordão e conquistar Israel. Deus diz que nunca desamparará Josué e que fará o povo herdar a terra que prometeu dar aos pais de Josué.

Acã, no entanto, sentirá o gosto do castigo divino. Deus contará a Josué que o motivo da derrota foi o guerreiro malvado estar no meio dos hebreus. “Deus vai cobrar uma providência de Josué, que vai decretar a pena de morte para Acã e seus filhos, por apedrejamento.

26 E naquele tempo Josué os fez jurar, dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de aJericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre seu filho mais novo lhe porá as portas.

Josué se declara e morre nos braços de Aruna - A Bíblia.

Josué o abençoou e deu a ele a terra de Hebrom em herança, uma região montanhosa, porque ele havia perseverado em seguir o Senhor. (Josué 14:5-15) Quarenta e cinco anos. Você esperaria tanto? Se você não for perseverante, não conseguirá chegar a lugar algum.