Como os hebreus entraram na terra prometida?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Os hebreus foram guiados por Abraão para migrarem da Civilização Mesopotâmica em busca de melhores pastagens e de terras mais férteis, se deslocando até a região da Palestina, em Canaã, “a terra prometida”.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Quando o Senhor livrou os israelitas do Egito, Ele disse que os conduziria à terra de Canaã, que era a terra que tinha sido prometida a Abraão, Isaque e Jacó e sua posteridade para sempre.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

Josué faz divisão de terras de Canaã entre as tribos após ordem de Deus.

Os hebreus foram guiados por Abraão para migrarem da Civilização Mesopotâmica em busca de melhores pastagens e de terras mais férteis, se deslocando até a região da Palestina, em Canaã, “a terra prometida”.

Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Em comparação às terras próximas, Canaã era farta, produzia frutas, uvas, mel, entre outros alimentos, que deram a esta terra uma referência de “terra que mana leite e mel”.

Josué 1 - 4 "O Povo Entra na Terra Prometida"

Resumo. Embora a designação “Terra Prometida” não seja usada como tal no Antigo Testamento, o motivo teológico da terra prometida por Deus a Israel é, sem dúvida, um dos principais temas que conectam a maioria dos livros do Antigo Testamento.

Abraão foi um homem conhecido pela escritura sagrada como amigo de Deus. Seguindo o exemplo de Abraão,nós deveríamos ser amigos de Deus, mas infelizmente ainda somos amigo do mundo.

A maldição de Cam (que fez Canaã ficar negro por castigo, similar ao que acontecera com Caim) foi o que respaldou em 1455, com a promulgação da Bula Romanus Pontifex, a escravização e a exploração da África pelo Reino de Portugal.

O Evangelho segundo Lucas, em seu capítulo 2, versículos 25 a 32 (Lc 2: 25-32), Simeão era considerado um homem justo e temente a Deus, que através de uma revelação do Espírito Santo, não iria morrer sem antes ver Cristo.

Local sagrado da Jordânia, Monte Nebo ajuda a contar história da humanidade. Dele, Moisés avistou a Terra Prometida, segundo a tradição. Local está no roteiro da visita de Bento XVI ao Oriente Médio.

Moisés percebeu isto, que no Egito, terra da escravidão, não teriam futuro e que deveriam retornar a terra que Deus doará a seus pais. O Egito no quadro do Oriente Médio se tornou uma grande civilização por causa das águas do Rio Nilo, que fornecia adubo e água para uma agricultura exuberante.

Saída do Egito: uma multidão de 2,5 milhões de pessoas, todos com um mesmo coração, regozijando-se com a libertação dada por Deus.

Os exploradores de Canaã, enviados por Moisés, levaram 40 dias para explorar a Terra Prometida (Números 13,24); Quando há paz, no livro dos Juízes, a terra "sossega por 40 anos" (3,11; 5,32; 8,22);

À frente de seu povo, Josué vence mais de quarenta reinos inimigos, um por um, confirmando cada vez mais o domínio do povo de Israel sobre Canaã.

Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade. Por isso alguns estudiosos considerem a possibilidade de ele ter sido treinado militarmente pelo exército de Faraó. Josué serviu como auxiliar direto de Moisés quando ele recebeu a Lei no Monte Sinai.

Por volta de 1000 a.C., o governo teocrático foi instituído sob a liderança de Saul, o primeiro rei dos hebreus.