Como morreu o pai da Juma?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Em Pantanal, Gil, personagem de Diaz, morreu assassinado por uma dívida por terras quando Juma (Alanis Guillen) ainda era um bebê. Ele deixou também a esposa, Maria Marruá (Juliana Paes), que morreu anos depois.

Explicação veio de profecia de Cramulhão. Desde o capítulo desta última quinta-feira (29) de "Pantanal", Alcides (Juliano Cazarré) começou as buscas pelo elemento que tornará possível a sua vingança: a zagaia de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Nos capítulos da semana de 5 a 10 de setembro de “Pantanal”, um grande segredo de Tenório (Murilo Benício) será descoberto por seu filho, Renato (Gabriel Santana). Além disso, o vilão ficará sabendo que Guta (Julia Dalavia) e Marcelo (Lucas Leto) estão dormindo juntos.

Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água. O fazendeiro não conseguirá desviar ao se deparar com a serpente, como se estivesse sob um forte feitiço na novela das nove da Globo.

A morte do Velho do Rio
O velho – que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata.

O cantor de forró Zé Lucas, conhecido como "Seu Zé", de 32 anos, foi morto a tiros em um estabelecimento comercial no Bairro Girilandia, em Morada Nova, na manhã deste sábado (22). O artista é natural do Piauí, mas residia no interior do Ceará, onde o crime aconteceu.

A resposta é não. A entidade é mesmo um ser sobrenatural. Antes de se transformar no Velho do Rio, Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na primeira fase da trama. Após se embrenhar na mata, o pai de José Leôncio foi picado por uma cobra e morreu.

Alcides (Juliano Cazarré) tem sede de vingança em Pantanal e deseja matar o patrão por golpe. Ao contrário do que disse para Guta (Julia Dalavia), Alcides (Juliano Cazarré) não foi parar no Pantanal por acaso. Muito pelo contrário: tudo foi milimetricamente planejado. O peão deseja se vingar de Tenório (Murilo Benício) ...

Tadeu avisa a José Leôncio que Alcides e Zaquieu não voltaram da lida. José Leôncio revela a Filó que sempre soube que Tadeu não era seu filho. Zaquieu salva Alcides, no momento que Tenório mira a arma para o peão. Alcides acerta Tenório com a zagaia, depois que Zaquieu leva um tiro no peito dado pelo grileiro.

Ao invés de capar Alcides, Tenório decide estuprar o peão. De acordo com o site oficial da novela, a tortura física e moral levará horas. Os gritos de dor e ódio do companheiro deixarão Maria desesperada. Depois, Tenório abandona o casal no rio, os obrigando a voltar para a fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira).

No capítulo desta segunda-feira, 12/9, Zuleica (Aline Borges) revelou seu segredo a Renato (Gabriel Santana) sem imaginar que o marido estava na porta da cozinha. Sem saída, a enfermeira teve que revelar seu doloroso passado: seu primogênito é fruto de um estupro.

Ele estava com uma faca perto do pênis de Alcides, ameaçando mutilar o peão. Maria afirmou seu amor pelo peão, o que deixou o ex-marido ainda mais irritado. Tenório, então, arrastou Alcides para um cômodo, e lá ocorreu o estupro com uma madeira aquecida - o que tornou o momento ainda mais traumático.

Foi quando matou o pai de Muda na frente dela e da mãe. O que nenhuma das partes sabia é que todo esse conflito foi gerado por Tenório. Ele enganou os Marruá e fez uma falsa venda das terras para a família pobre.

De acordo com o Notícias da TV, o par romântico de Filó (Dira Paes) baterá as botas depois de se casar com a cozinheira. Ele enxergará o Velho do Rio no retrato tirado pelo seu filho e sentirá uma grande dor no peito. Zé Leôncio, então, morre e se vê diante do guardião do bioma.

Após se embrenhar na mata, ele foi picado por uma cobra e bateu as botas. Entretanto, o corpo do interiorano desapareceu quando ele encantou no vigilante da região pantaneira. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999).

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

No final, o recém-falecido aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma. O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele.

Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio morreu no último capítulo da novela. Na história original, José Leôncio sofreu um infarto no final da trama, logo após se casar com Filó.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos. O último capítulo de “Pantanal”, exibido nesta sexta-feira, dia 7, na Globo, foi marcado por muita emoção.

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Quem na verdade se despede do mundo dos vivos antes do desfecho do folhetim é o próprio Zé Leôncio, que sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama.

Furioso ao saber que a ex-mulher está sendo bem tratada pelos vizinhos, Tenório contratará um pistoleiro para dizimar a família. O primeiro alvo será José Lucas. O peão estará andando a cavalo sozinho pelas vastas terras de seu pai quando ouvirá um estampido. O personagem levará um tiro, sem ter visto seu algoz.