Como mudar a genética do cabelo?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O bulbo, a raiz do cabelo que está lá dentro da pele tem uma programação genética para produzir um tipo de cabelo que é o seu tipo de cabelo. Se ele é fino o fato de você passar medicamento não vai engrossar esse fio. É diferente de quem tem calvície.

As alterações hormonais são as principais causas da mudança capilar, mas outros fatores também podem influenciar a transformação, como o excesso de tratamentos químicos, por exemplo. “Os picos hormonais na adolescência e na gravidez e a queda de hormônios na menopausa são episódios conhecidos.

O cabelo crespo é dominante!
A saber, o gene dominante também se manifesta nos olhos escuros, nos lábios mais grossos e no tipo sanguíneo positivo. E o gene recessivo? Como dissemos, a presença de um gene dominante é o que prevalece nas características físicas de um ser humano.

De acordo com o conhecimento atual da genética, alguns genes desempenham um papel determinante para a cor dos cabelos. Por exemplo, o alelo marrom é dominante, enquanto o alelo loiro é recessivo. Nessa linha, as cores escuras vêm de genes dominantes e as claras de genes recessivos.

Após a adolescência, o cabelo parece permanecer igual por um longo período, mas com a chegada da terceira idade, podem ocorrer novas mudanças. "Após os 50 anos há uma rarefação natural das madeixas devido, principalmente, ao envelhecimento do corpo e perda de proteína corporal e capilar.

Repare que quando a criança nasce, e até os 2 anos de idade, máximo 3, o cabelo é de uma forma, e normalmente acaba mudando. O cabelo fica definido até por volta dos onze ou doze anos de idade, e, a partir daí, o cabelo pode sofrer drásticas mudanças. Isso se deve ao fato das mudanças hormonais.

É a fase de "desabrochar" para a vida e os hormônios sexuais aumentam — explica a dermatologista Fabiana Corio. A invasão de estrogênio e testosterona altera a fibra capilar e faz os cabelos ondularem, principalmente no caso dos meninos.

“Pode! Não é uma regra e nem todos os cabelos têm sua textura alterada, mas com o rompimento das pontes de queratina durante a queda, é possível que a estrutura do fio cresça diferente, e cabelos que eram lisos, por exemplo, podem nascer mais curvados”.

Se o seu fio é enrolado, o que determina isso é a proteína que o forma: a queratina. A maneira como ela se dispõe na estrutura faz a diferença. “O cabelo crespo tem essa forma porque a queratina dentro do seu córtex, que é a estrutura interna do fio, é distribuída de maneira elipsoide”, explica Bedin.

É possível cachear o cabelo sem precisar de tratamentos químicos profissionais. Se o seu cabelo for liso, o mais prático é usar um modelador de cachos, conhecido como babyliss, ou uma chapinha, que pode ser uma aliada para fazer aquele ondulado dos sonhos.

Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos. As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso.

Tratamento. A Guanidina Creme de Relaxamento Niely é a saída perfeita para meninas de cabelos crespos ou cacheados que querem ter fios lisos. À base de hidróxido de guanidina, o creme promove um alisamento...

Use óleo de rícino para conquistar uma cabelo longo cacheado
O óleo de rícino é um grande aliado quando o assunto é fazer o cabelo cacheado crescer. Rico em propriedades antioxidantes, ômega 6 e vitamina E, o ingrediente tem tudo o que você precisa para fortalecer os cachos e estimular um crescimento capilar saudável.

- Tipo 7 e 8 ou cabelo afro: "O cabelo afro é o mais raro no Brasil e representa apenas 2% da população feminina. Isso é resultado da grande miscigenação do nosso povo".

Dizem que as loiras são unanimidade entre o sexo masculino, mas uma nova pesquisa contraria o senso comum: os fios longos e castanhos foram classificados como os mais atraentes na opinião dos homens.

Um terço deles, 33,1%, disseram que acham os cabelos castanhos mais atraentes, enquanto 28,6% afirmaram que gostam dos pretos - totalizando 59,7% das preferências pelas morenas. As loiras ficam com 29,5% dos votos, enquanto as ruivas são as menos populares, conquistando somente 8,8% dos votos.