Como saber qual o fusível certo?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A corrente nominal do fusível deve ser maior que a corrente nominal da carga. Aconselhamos utilizar fusíveis com corrente nominal 20% acima da corrente da carga. Quando utilizados para proteger soft-starters, o valor de corrente nominal do fusível deve ser preferencialmente maior que a corrente de partida da carga.

Procure no estabilizador alguma etiqueta que mostre sua potência (VA) e divida o valor por 110V ou 220V (dependendo da tensão de sua rede) e terá a corrente adequada do fusível (A).

Você usa a seguinte formula: P(carga)= V(carga)*I(carga). Se Tensão da rede for 220V a corrente é menor que a corrente para 127V. Como os cálculos são superficiais o valor do fusível adotado deve o valor mais próximo acima do valor calculado!

Identifica que o motor é de 10 Ampères, há um fusível limitador de corrente, sendo este de faixa completa e são utilizados unicamente para proteção de equipamentos eletromecânicos.

Nunca troque um fusível de uma amperagem por outro de amperagem maior ou menor, isso pode sobrecarregar o sistema e ocasionar um curto-circuito e até mesmo um pequeno incêndio.

O Fusível de Lâmina Max Nacional, servem para proteger algum equipamento cortando a corrente em caso de sobrecarga (curto), no caso desses fusíveis Nacionais, a lâmina vem exatamente na amperagem correta, ou seja o de 30 amperes vai queimar com 30 amperes, o de 60 amperes vai queimar nos 60 amperes.

O Fusível de Vidro é feito basicamente com um filamento ou lamina de metal que derrete(queima) quando existe uma sobrecarga no circuito, como o fusível é um elo de ligação por onde passa a corrente, ele aquece se a variação da corrente for acima do padrão para o qual foi projetado.

110 V

Tensão: U = 110 V. Como o fusível deve segurar uma carga maior que o circuito, ele deve ser no mínimo o valor do circuito ou maior que ele, nunca menor.

A maioria dos equipamentos é vendida com tensão selecionável (bi-volt), para 110V ou 220V (em geral há uma chave para selecionar a tensão desejada). O normal é as fabricas deixarem configurados o aparelho em 220V, e inclusive o fusível também para 220V.

Resposta verificada por especialistas. Podemos dizer que o fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos e o máximo valor da tensão U para que o fusível não queime equivale a D) 120 V.

Corrente do fusivel >= 1,2 x Corrente nominal do motor: deve-se dimensionar para uma corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.

Fusíveis de baixa corrente: são projetados para proteger circuitos que carregam correntes baixas, como aqueles usados em aparelhos eletrônicos. Fusíveis de tempo: são projetados para abrir o circuito depois de um tempo pré-determinado, independentemente da corrente no circuito.

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

A primeira é minúscula e indica se o fusível protege apenas contra curto-circuito ou se protege também contra sobrecarga. Já a segunda letra é maiúscula e indica para que tipo de circuito aquele fusível é indicado.

Este componente serve para proteger seus equipamentos e placas de Sobre Aquecimento, e Sobre carga, quando ele chega a sua Temperatura de Rompimento ou a corrente de 15A ou mais, ele "Abre" (Rompe) o filamento interno, interrompendo a alimentação do circuito.