Como saudar as 7 linhas?

Perguntado por: lveloso2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Saudações Às 7 Linhas da Umbanda

  1. Que pai Olorum criou e aqui estão neste congá Na linha da sagrada geração. ...
  2. Saravá meu pai Oxóssi, saravá pra mãe Obá Quem movimenta é Iansã ...
  3. Saravá pra lei maior. Na força de Xangô e Oroiná ...
  4. Que traz todo o seu saber junto com a mamãe Nanã ...
  5. Que ilumina cada um e engrandece a nossa fé

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

3 - Ao entrar no Terreiro propriamente dito (área de Gira), com o dedo anelar da mão direita, deve-se bater três vezes no chão (formando um triângulo), pedindo licença e permissão para entrar no Terreiro e em seguida bater o dedo três vezes na cabeça, primeiro entre as sobrancelhas (fronte), depois acima da orelha ( ...

A guia de 7 (sete) fios (com quatro firmas) só é feita quando o filho de santo se tornar Ialorixá ou Babalorixá.

Cor: Branca, amarela, verde, azul, vermelha, marrom e cristal.

Os princípios, no entanto, de cada vertente da Umbanda são os mesmos, ou seja: fé em orixás, a reencarnação, imortalidade da alma, fé em espíritos, crença em antepassados e fé em um deus denominado de Olorum.

Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

Epa Babá ou Exê Babá
Essas palavras dirigidas à Oxalá exprimem um cumprimento com admiração e significam “O senhor realiza” ou “Obrigado, Pai”.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro".

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo.

Saudação: "Ora iê iê ô".

Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda. O site da Prefeitura de Maricá (RJ) também explica a saudação na seção "conheça os orixás" ao falar de Exu, dando mais um significado: "Laroyê Exu, Exu é Mojubá! - significa: Olhe por mim".

De acordo com a tradição oral, Exu morava originalmente em canaviais, e o vento que passava assobiando entre as plantas era Exu se movimentando. Quando se quer chamar Exu, principalmente para a proteção diante de algum perigo iminente, se assobia. Ou seja, assobiar é invocar Exu.

Saudação a Exu
Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”. E com os dedos das mãos entrelaçados para baixo respondemos: “Exu é Mojubá” que significa respeito, “eu te respeito Exu”.

O sangue menstrual pode gerar desconforto somente na médium, o que pode atrapalhar a conexão mediúnica, mas é só. Portanto, assim como a médium pode incorporar mesmo estando “naqueles dias”, pode conversar com seu pai de santo e deixar de fazê-lo caso ache melhor.