Como substituir fermento biológico seco?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Posso substituir fermento biológico seco por fermento biológico fresco ou vice-versa? Sim. Mas atenção: a quantidade muda. 15 g de fermento fresco (um tablete) equivalem a 5 g do fermento seco (1 ½ colher (chá)).

Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.

O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (ou em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio.

Se o vinagre adcionado na mistuta da massa para pastel ele ajuda a proliferar bolores ou ajuda a combater.

É por isso que se ficou sem fermento pode substituir cada colher de sopa do mesmo pela mistura de: 2 partes de cremor tártaro. 2 partes de bicarbonato de sódio. 1 parte de maisena ou farinha de milho.

Posso substituir fermento biológico seco por fermento biológico fresco ou vice-versa? Sim. Mas atenção: a quantidade muda. 15 g de fermento fresco (um tablete) equivalem a 5 g do fermento seco (1 ½ colher (chá)).

Será que pode usar o fermento químico no lugar do biológico ou vice-versa? A resposta é sim. Mas é preciso mudar as quantidades de cada um na hora do preparo das massas. Para tanto, use a seguinte equivalência: cada 15 gramas de fermento biológico equivalem a 5 gramas do fermento seco.

O bicarbonato de sódio é um sal de sódio do ácido carbônico, muito utilizado para fermentação de massas e também para limpeza, como no auxílio da remoção de manchas. Já o fermento em é uma mistura de bicarbonato de sódio com amido e outros ácidos, por esse motivo é muito utilizado em bolos.

A Anvisa libera este aditivo, de forma moderada, uma vez que ele não modifica os nutrientes do alimento. Vale lembrar que o bicarbonato de sódio é um sal e pessoas com hipertensão, grávidas ou outros pacientes com retenção de líquidos, devem evitar consumo excessivo.

Quer o fermento em pó, quer o bicarbonato de sódio são dois produtos químicos utilizados na confeção de bolos, queques, muffins ou biscoitos permitindo que a massa cresça e fique mais leve.

Ele é comumente usado como antiácido ou como fermento, principalmente em receitas culinárias (veja mais na matéria “Utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha“). Também é bastante utilizado para combater maus odores devido à sua ação antisséptica, que combate o crescimento bacteriano.

O fermento biológico é composto por leveduras, enquanto o químico é feito à base de bicarbonato de potássio. A maneira como eles agem, é bastante distinta. No fermento químico, o mesmo gás é obtido em reações do bicarbonato de sódio com algum ácido.

O fermento biológico é compostos de leveduras, organismos vivos que, quando misturados com água e farinha, produzem o gás que faz crescer a massa. Esse tipo de fermento é indicado para pães, roscas, pizzas e esfirras. Ele é vendido na forma de tablete, grãos e em pó.

Fermento biológico

Fermento biológico (seco e fresco)
Este é um dos fermentos que você pode usar na hora de fazer o seu pão! Diferentemente do químico, o fermento biológico é feito a partir de leveduras que, em contato com água e farinha, liberam gases e fazem a massa crescer.

Portanto, se você tiver vinagre branco em mãos essa é sua melhor opção para uma alimentação mais sabor neutro. Substitua cada colher de chá de fermento em pó na receita com ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio + ½ colher de chá de vinagre.