É correto dizer há de haver?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Dica: não se deve utilizar a expressão “há muitos anos atrás”. Isso porque quando o verbo haver já expressa o sentido de tempo passado, colocar a palavra atrás, torna a frase redundante. A forma correta é: "há muitos anos" ou "muitos anos atrás". O "há" é uma forma do verbo haver.

1. Ter, possuir, estar na posse de. 2. Conseguir.

Sinônimo de

  1. Tem existência: 1 tem, existe, resta.
  2. Faz um determinado período de tempo: 2 faz, completa-se, perfaz.
  3. Está presente: 3 está, encontra-se, acha-se, apresenta-se.
  4. Acontece: 4 acontece, ocorre, sucede, realiza-se, passa-se, dá-se, decorre, sobrevém, transcorre, verifica-se.
  5. Entende-se com alguém:

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

N.E. – Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 e conforme a sua Base XVII, as formas hei-de, hás-de, há-de e hão-de perdem o hífen e passam a escrever-se hei de, hás de, há de e hão de.

Ato de haver, ter, possuir.

O certo é “haverá” .
Quando o verbo haver é usado com o sentido de existir, fazer, acontecer ou de tempo decorrido, ele é impessoal. Afinal, não há sujeito para ele concordar. Exemplos: Haverá muitas dúvidas acerca disso.

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro).

A forma verbal há pode ser substituída por tem ou faz. Estou esperando por você há vinte minutos.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não tem de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, por nada, que nada, disponha, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu, dispõe, à disposição, ao dispor, ao seu serviço.

O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal. Veja: a) Havia pássaros no céu.

Segundo a norma culta, a forma correta de escrita desta expressão é não há de quê. Contudo, a expressão não tem de quê é frequentemente utilizada, sendo aceitável em linguagem informal. Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

Deverá haver mudanças. Não se pode, no entanto, dizer que o verbohaver” nunca vai para o plural, pois isso não é verdade. Ele pode, por exemplo, ser um verbo auxiliar (sinônimo de “ter” nos tempos compostos), situação em que pode ir para o plural.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "" para tempo passado

  1. >> Truque: a palavra , nesses casos, pode ser substituída pelo verbo fazer. Portanto, se ainda restar alguma dúvida, tente substituir a palavra por faz. ...
  2. Última dica:
  3. NUNCA use numa mesma frase “atrás“.