É correto levantar as mãos no Pai Nosso?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Nesta oração litúrgica, diáconos e fiéis não deveriam dar as mãos uns aos outros, como fazem alguns cristãos protestantes, nem mesmo abrir ou elevar as mãos, como fazem unicamente os sacerdotes na Missa.

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

Em geral, esse gesto é usado para demonstrar respeito, gratidão, união ou desejo de paz. Por exemplo, se você estiver visitando um templo religioso, pode ser apropriado unir as mãos como sinal de reverência. Da mesma forma, em um momento de oração ou agradecimento, esse gesto pode ser utilizado.

A imposição de mãos é o procedimento revelado pelo Senhor para a realização de muitas ordenanças do sacerdócio, tais como a confirmação, a ordenação, a designação de membros para chamados, a ministração aos enfermos e para dar outras bênçãos do sacerdócio.

O aperto de mão tem quase 5 mil anos de história como um gesto de confiança. Ele significa a suspensão do perigo e um símbolo de compromisso e paz. É por isso que é feito com a mão direita, pois era o lado que empunhávamos armas.

Mãos para cima
Representa o gesto de levantar as duas mãos para o ar. É comumente usado para agradecer ou celebrar alguma conquista.

Sinal de “Paz e Amor”
Depois, nas décadas de 1960-1970, o gesto foi assimilado pelo movimento hippie nos Estados Unidos como um sinal de vitória da paz sobre a Guerra do Vietnã. Exprime algo positivo em diversas culturas, inclusive a brasileira.

Vale dizer que a Igreja recomenda que, quando o padre faz o rito de elevação da hóstia e do cálice, a assembleia deve permanecer olhando para o sacerdote. A inclinação da cabeça e a breve prece pessoal devem acontecer quando o padre faz a genuflexão e coloca a hóstia (e depois o cálice) novamente sobre o altar.

Interceder é pedir algo em favor de uma outra pessoa. É colocar-se entre Deus e alguém, rogando pela sua causa e necessidade, como São Tiago nos exorta a fazer: “orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia” (Tg 5,16).

Outra diferença se dá no final da oração.
Os protestantes, entre eles os evangélicos, terminam com "pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre", frase que não aparece em versões católicas da Bíblia. É provável que tenha sido um acréscimo feito por copistas e não tenha sido escrita por Mateus.

9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. 10 Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.

Aperto de mão forte e firme significa segurança. Para alguns estudiosos significa também vida longa. Com a palma voltada para baixo, indica que o indivíduo está liderando a conversa. O aperto de mão fraco, mão suada, fria e escorregadia significa insegurança em si mesmo.

Coçar o Pescoço ou afrouxar o colarinho
O inconsciente induz a pessoa a coçar o pescoço, às vezes abaixo da orelha, a excitação ou o medo de ser descoberto provoca um aumento da temperatura, da freqüência cardíaca e da sudorese.

Um insulto comparado ao gesto ofensivo conhecido como "dedo do meio". Esse uso é restrito à Austrália, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido. O número '2' na língua de sinais americana.

A imposição das mãos pode ser considerada como um sacramental e pode ser administrada por leigos (cân 1168, SC 79). É lícito que um fiel reze por outro com este gesto de intercessão. Não há razão alguma para proibi-lo, nem perigo algum em fazê-lo.

Deuteronômio 28:8 ARA
O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.

7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8 A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. 9 Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.